Nossa Cidade
CSs atenderam quase 500 pacientes com sintomas de dengue no sábado
Os centros de saúde (CSs) de Campinas, que abriram e ampliaram horário para dengue neste sábado, 30 de março, atenderam 491 pessoas com sintomas da doença, segundo balanço parcial da Secretaria de Saúde. Dados completos serão divulgados na segunda-feira, 1 de abril.
Foi o segundo sábado do atendimento ampliado em 10 unidades. O objetivo é reduzir a pressão por atendimentos nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Prontos-Socorros (PSs) municipais.
As unidades que registraram mais movimento foram o CS Vilã Ipê, com 69 atendimentos, seguido pelo CS Jardim Florence e CS União dos bairros, com 62 atendimentos cada. No balanço parcial ainda aparecem o CS do Capivari e CS Santo Antônio, com 54 cada; o CS São Quirino, com 48; o CS Parque Valença, com 43; o CS Campo Belo, com 42; o CS Jardim Aeroporto, com 40; e o CS Jardim Aurélia, com 17 agendamentos. Os números serão detalhados na segunda-feira, 1 de abril.
No final de semana dos dias 23 e 24 de março, o total de atendimentos foi de 1.071 no sábado e 124 no domingo.
“Abrir e ampliar o horário de atendimento ajudam a desafogar as unidades de urgência e emergência. A medida organiza o sistema como um todo” , explica a diretora de Saúde de Campinas, Mônica Nunes.
A camareira Danielle Benedeti, moradora do São Quirino, procurou atendimento no Centro de Saúde do bairro depois de dois dias de sintomas. “Foi rapidinho o atendimento. Não esperei nem cinco minutos. Tirei sangue, estou tomando soro e bem mais tranquila agora”, conta.
Outros pacientes também aprovaram a medida. “Fui no posto do Guanabara na quinta-feira e aí eles me disseram que, se precisasse, aqui estaria aberto no sábado. Agora estou esperando para fazer o exame. Está sendo bem rápido, relata Bruna Franzine, moradora da Vila Itapura.
Adão Baeta Filho, marceneiro, chegou a procurar atendimento na UPA Padre Anchieta, na última quinta-feira, 29 de março, onde foi medicado, mas aproveitou o Centro de Saúde aberto no sábado para fazer exame e saber se realmente está com dengue. “É bem mais prático para a gente”, resume.
Os centros de saúde que atenderam com esquema especial neste sábado foram: Florence, Valença, Ipê, Aeroporto, Capivari, Santo Antônio, União dos Bairros, Aurélia, São Quirino e Campo Belo. Já os três que atenderam no período convencional, portanto, das 7h às 13h, foram: Dic 1, Santa Lúcia e Vista Alegre.
O Laboratório Municipal funcionou neste sábado para receber amostras de exames e, com isso, facilitar o direcionamento de ações por equipes de saúde.
Os endereços dos 68 CSs de Campinas estão disponíveis na página: https://portal.campinas.sp.gov.br/secretaria/saude/pagina/centros-de-saude.