Connect with us

Nossa Cidade

Cultura comemora 85 anos do Museu de História Natural no Bosque dos Jequitibás

A Secretaria de Cultura e Turismo de Campinas celebrou na manhã deste domingo, 19 de maio, os 85 anos do Museu de História Natural, que fica dentro do Bosque dos Jequitibás. Foi descerrada placa comemorativa com a presença da secretária Alexandra Caprioli, do diretor de Cultura, Gabriel Rapassi e do coordenador de Extensão Cultural, Douglas Menezes. 

 

A secretaria Alexandra Caprioli cumprimentou os servidores do museu pelo empenho e dedicação em tornar o espaço relevante na vida das pessoas. “São coisas perenes que a cidade tem e cabe a cada um de nós garantir aos nossos filhos, netos e bisnetos o funcionamento desse equipamento”.
 

Os 85 anos do museu contam a partir da abertura do espaço ao público em 20 de maio de 1939. Mas a sua criação se deu em 1938, após o então prefeito municipal, dr. João Alves dos Santos assinar o decreto (em 27 de dezembro de 1937) para criar o Museu Municipal, que abrangia todos os ramos da história natural, e que deveria ser instalado no Bosque dos Jequitibás.

 

O Bosque dos Jequitibás, onde o museu se encontra  é uma área urbana com remanescente de Mata Atlântica, tombada pelo Condephaat (1970) e Condephaat (1991).

 

O museu possui um acervo de mais de 6 mil peças, incluindo mamíferos, aves, répteis, peixes, insetos e invertebrados. Ali podem ser apreciadas as seguintes exposições: Fósseis, Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampa, Pantanal, o que é espécie, extinção, árvore da vida, vertebrados, insetos, botânica, interações ecológicas e biodiversidade do Estado de São Paulo.

 

Complexo Cultural

 

O Museu de História Nacional faz parte do complexo cultural do Bosque dos Jequitibás onde também estão o Aquário e Casa dos Animais Interessantes. Os três espaços têm por objetivo difundir conhecimentos e promover a conservação da fauna e da flora, bem como desenvolver programas de educação ambiental. O movimento no complexo cultural, de janeiro a abril, foi de 5,5 mil pessoas (entre público espontâneo e de escolas). O atendimento no Museu de História Natural é de terça a sexta-feira, das 9h às 13h. atendimento a grupos e escolas, com agendamento, também das 14h às 16h, de terça-feira a sexta-feira.

 

Ingresso para pagamento em dinheiro: R$ 5,00 (dando direito a visitar os três espaços). meia-entrada: R$ 2,50. Nos casos de pagamento em cartão há um acréscimo de taxa do cartão.

Entrada gratuita para crianças até 5 anos e adultos com 60 anos ou mais.

Para visitas escolares e de grupos, solicitar agendamento por email:

museuaquario@campinas.sp.gov.br

informações sobre horários de funcionamento pelos telefones:

(19) 3251-9849 / (19) 3295-5850

Sair da versão mobile