Connect with us

Nossa Cidade

Cultura inicia diálogos com a sociedade civil para a mudança de biblioteca de Sousas

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Campinas iniciou na tarde desta quinta-feira, 28 de março, os diálogos com a sociedade civil no intuito de planejar a mudança da Biblioteca Municipal Distrital “Guilherme de Almeida” para o Clube Recreativo Sousense. O cronograma da mudança vai ser validado nas próximas reuniões com frequentadores e a comunidade do Distrito de Sousas.

 

A mudança ocorre após três meses de tentativas de regularização do contrato de aluguel do imóvel onde hoje está a Biblioteca. O proprietário não apresentou os documentos obrigatórios e manifestou interesse em encerrar o contrato. Com isto, não será possível continuar a locação do imóvel atual.

 

Para a garantia da continuidade dos trabalhos da Biblioteca, a Secretaria irá alocar a biblioteca neste outro imóvel no centro do Distrito de Sousas. O Clube Recreativo Sousense é hoje parcialmente utilizado em acordo com a Paróquia de Sant’Ana. O Padre Paulo, da paróquia, demonstrou apoio para a mudança da Biblioteca. A Secretaria se compromete a buscar formas de continuidade de todas as atividades que hoje acontecem no clube.

O Clube Recreativo Sousense está localizado na região central do distrito, em frente a praça Beira Rio – um dos principais espaços de socialização, lazer e cultura da história de Sousas. O imóvel é tombado como Patrimônio Histórico e Cultural.

Fundado em 1918, o Clube Recreativo Sousense foi palco de inúmeras atividades culturais e está marcado na memória dos moradores locais como lugar de convivência, cultura e lazer.

A mudança para o Clube trará diversas vantagens: economia de recursos hoje gastos com a locação de imóvel; ampliação e melhoria do serviço público prestado pela Biblioteca Pública Distrital de Sousas, por meio do aumento de sua visibilidade e acessibilidade; integração dos serviços prestados pela Biblioteca às atividades de lazer que já ocorrem na Praça Beira Rio e a manutenção e uso efetivo de patrimônio histórico para finalidades culturais.

Para acompanhar todo o processo de mudança e instalação no novo espaço será montado um grupo. Também será proposto um mutirão envolvendo as pessoas do distrito para a chegada da Biblioteca no novo espaço. Além de ajudar no processo de mudança em si, a ideia é que o mutirão fortaleça os laços afetivos da população com a biblioteca em sua nova casa.

Sair da versão mobile