Nossa Cidade
Curso capacita servidores e colaboradores de entidades em Educação Alimentar e Nutricional
O Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional, em parceria com a Escola de Governo para o Desenvolvimento do Servidor, iniciou neste mês de abril, a 6ª edição do Curso de Capacitação de Multiplicadores em Educação Alimentar e Nutricional.
A formação é destinada a profissionais da rede pública e membros de entidades socioassistenciais. O curso se constitui de uma série de dez encontros. Servidores públicos de diversas áreas relacionadas à alimentação e nutrição conduzem as sessões, abordando temas que vão desde a higiene e práticas sustentáveis até o aproveitamento integral dos alimentos.
“Esse curso representa um marco importante no esforço contínuo da cidade para enfrentar desafios alimentares e nutricionais. A iniciativa vai além do mero ato de informar, pois busca engajá-los e capacitá-los para que sejam agentes na promoção desse propósito”, afirmou Vandecleya Moro, secretária de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos.
Essencialmente, a formação destaca a Educação Alimentar e Nutricional (EAN) como um fundamento para a Segurança Alimentar e Nutricional (SAN), salientando a importância para o Direito Humano à Alimentação Adequada e Sustentável. Por meio da capacitação de novos multiplicadores, o curso visa ampliar o escopo de ações educativas focadas na prevenção e controle de desafios nutricionais.
O programa inclui visitas programadas a um Centro de Educação Ambiental e a uma horta produtiva, oferecendo aos participantes a oportunidade de aplicar na prática os conhecimentos teóricos adquiridos. “A iniciativa sublinha o compromisso de Campinas com a promoção de uma educação continuada em alimentação e nutrição, reconhecida como fundamental para o enfrentamento dos desafios alimentares e nutricionais presentes e futuros”, acrescentou a secretária.