Connect with us

Nossa Cidade

Curso de Ensino à Distância gratuito orienta pais na prevenção às drogas

A Coordenadoria de Prevenção às Drogas da Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos disponibiliza, a partir desta quarta-feira, dia 29 de julho, as inscrições para o curso de Ensino à Distância (EAD) “Pais na Prevenção”. Totalmente gratuita, a capacitação tem carga horária de 20 horas e oferece certificado de conclusão aos participantes.

Baseado na ciência da prevenção ao uso de drogas, o curso é direcionado aos servidores públicos municipais com o intuito de desenvolver habilidades parentais protetivas. 

As inscrições devem ser feitas via internet pelo endereço eletrônico: https://www.prevenirsempre.com.br/cursopnp-campinas. Após a inscrição o interessado tem o prazo de 60 dias para concluir a capacitação. 

De acordo com a responsável pela Coordenadoria de Prevenção ao Uso de Drogas, Marilda G. Martins, o conteúdo da formação é um importante recurso para profissionais da rede pública de Educação, Assistência Social, Saúde, Segurança, Justiça, Conselhos de Direito, igrejas, terceiro setor e todo e qualquer responsável por crianças e adolescentes.

“O curso é focado em ajudar pais e profissionais a lidar melhor com a temática das drogas durante a infância e adolescência, pois prevenir ainda é a melhor solução”, comentou a coordenadora.

A capacitação é resultado de parceria com a Coordenadoria Estadual de Políticas sobre Drogas (Coed) da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social, do Governo do Estado de São Paulo. A ação também conta com apoio da Escola de Governo e Desenvolvimento do Servidor (EGDS). 

Para mais informações entre em contato com a Coordenadoria de Prevenção ao Uso de Drogas via telefone (19) 3282-9209 ou e-mail: cpud.campinas@gmail.com.

Conteúdo 

O curso será ministrado por professores da Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Sociedade Brasileira de Pediatria e Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Ao todo são nove módulos que abrangem todas as questões que envolvem a prevenção. A introdução tem como foco central o uso de drogas em tempos de pandemia e, na sequência, são apresentadas as informações sobre o que os pais precisam saber sobre drogas; princípios básicos da prevenção; como se inserir no mundo dos filhos;  supervisão e monitoramento dos pais.

Também será tratada a questão da comunicação com os filhos, o que fazer quando o filho já está usando drogas e quais são os estilos parentais e, finalmente como agir nas diferentes situações que envolve o uso de drogas.

Sair da versão mobile