Nossa Cidade
Curso de formação para agentes comunitários de saúde começa no dia 5/04
A Secretaria Municipal de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas de Campinas publicou no Diário Oficial desta quarta-feira, 29 de março, a convocação dos candidatos do processo seletivo para agente comunitário de saúde para o curso de formação. A relação de convocados está disponível no www.campinas.sp.gov.br e também no site da Vunesp (www.vunesp.com.br) .
O curso obrigatório será realizado de forma online, pela plataforma moodle, entre 5 e 11 de abril, para mais de 1,1 mil pessoas.
De acordo com Juliana Miorin, coordenadora de Concursos, Recrutamento e Seleção, os candidatos que não fizerem o curso serão eliminados do processo seletivo. “A capacitação é obrigatória e estava prevista no edital. Não haverá uma nova convocação, então, quem não tiver 100% de presença será eliminado”, disse. “Mesmo que o candidato já tenha feito capacitação semelhante, ele deve participar desta, porque não serão aceitos certificados de outros cursos introdutórios de formação”, completou.
O curso vai abordar temas como história da saúde pública no Brasil, políticas públicas de saúde, organização do SUS, comunicação, técnicas de entrevista, trabalho em equipe, saúde os ciclos de vida, promoção e prevenção à saúde, diagnóstico de área, cadastramento, visita domiciliar e ferramentas que serão úteis para o trabalho.
O resultado do Curso Introdutório de Formação está previsto para ser publicado no Diário Oficial e no site da Vunesp (www.vunesp.com.br), na área do candidato.
Na página da Vunesp, os candidatos aprovados também terão acesso, a partir do dia 28, ao certificado.
Processo seletivo
Para este processo seletivo estão sendo oferecidas 55 vagas, distribuídas por Distritos de Saúde. São oito para o Leste, 10 para o Norte, nove para o Sudoeste, 10 para o Noroeste e 18 para o Sul. Inscreveram-se, no total, 5.657 candidatos.
Os agentes comunitários de saúde têm remuneração de R$ 2.604,00, além do auxílio-alimentação de R$ 1.350,00 e o vale-transporte.
Cotas
O processo seletivo para agente comunitário de saúde prevê a reserva de 20% das vagas para pessoas pretas ou pardas e 5% para pessoas com deficiência.