Nossa Cidade
Curso treina brigadistas voluntários proteger do fogo as APAs de Campinas
A Secretaria do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável realizou no último sábado, 7 de agosto, o primeiro curso de treinamento de brigadistas voluntários da Área de Proteção Ambiental – APA de Campinas, com moradores dos distritos de Sousas e Joaquim Egídio. A capacitação, realizada no Parque Ecológico Monsenhor Emílio José Salim, é fruto da parceria entre o Corpo de Bombeiros, Secretarias do Verde e da Saúde, Fundação José Pedro de Oliveira da Mata de Santa Genebra e Defesa Civil.
“Foi um sucesso a participação, com aulas teóricas e práticas, com todo o equipamento demonstrativo de proteção individual que foi trazido pelos bombeiros para esta atividade”, disse o secretário do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Rogério Menezes. Ele acrescentou que esta é uma atividade muito importante, mas não se trata de uma atuação isolada.
“O treinamento faz parte de um conjunto de ações, uma política pública que envolve estes e outros parceiros para evoluirmos na conscientização de prevenção às queimadas. Um exemplo é a campanha #CampinasSemQueimadas, que oferece toda a orientação necessária sobre o assunto no endereço eletrônico https://ambientecampinas.wixsite.com/campinassemqueimadas .
Campinas possui duas importantes Áreas de Proteção Ambiental, a APA do Campo Grande, localizada na região do distrito de Campo Grande, e a APA de Campinas, que g os distritos de Sousas e Joaquim Egídio, e também os bairros Gargantilha, Monte Belo e Carlos Gomes.
O treinamento para evitar e debelar incêndios florestais surge no âmbito da Operação Estiagem, com a proposta de criação das brigadas voluntárias para somar esforços na proteção das áreas vegetadas. O curso é realizado em três sábados consecutivos e segue nos próximos dois sábados, dia 14 de agosto, com moradores da região da AR 14 – Carlos Gomes e Gargantilha, e no dia 21 de agosto com os moradores da região do Campo Grande.