Nossa Região
Cursos de tecnologia transformam a vida de jovens em situação de vulnerabilidade social
O Tech4needy Education, um curso destinado a adolescentes de comunidades carentes, está chegando à sua sexta turma em Campinas, interior de São Paulo.
Rodrigo Granja, idealizador do curso, destaca a importância dessa iniciativa ao trazer uma postura responsável e consciente em relação ao uso da tecnologia, além de oferecer perspectivas de formação para os jovens. “A maioria deles está tendo a oportunidade de fazer um curso como esse pela primeira vez”, afirma Granja. “É uma chance para esses jovens fundamentarem suas habilidades e ingressarem no mercado de trabalho, transformando assim o seu futuro”, enfatiza.
O Tech4needy Education aborda uma ampla gama de conteúdos em suas 50 horas de duração, incluindo Windows, Word, Excel, Sistema de Gestão Empresarial, Redes Sociais (Instagram e LinkedIn), Redação de Curriculum Vitae, Mural Extraordinário e um minicurso sobre sucesso pessoal e profissional.
As aulas são totalmente virtuais e ocorrem todos os sábados, das 8h30 às 12h. Ao final do curso, os jovens têm a oportunidade de concorrer a vagas de estágio e recebem um certificado reconhecido internacionalmente, fornecido pela MUST University – universidade americana que oferece programas de mestrado totalmente online.
Inclusão digital
A iniciativa de criar o curso partiu do empresário de tecnologia Rodrigo Granja, que, aos 13 anos, fez seu primeiro curso de informática e seguiu carreira nessa área, alcançando sucesso profissional. Tanto ele quanto sua esposa, Priscila Granja, sentem-se responsáveis por promover a inclusão digital dos jovens das comunidades de Campinas e região. “Se podemos ajudar a formar cidadãos conectados e capacitados para enfrentar o mercado de trabalho, por que não fazer a nossa parte? A tecnologia está transformando rapidamente o mundo, e queremos que todos possam ser transformados por ela”, declara o empresário.
Além de Granja, o curso conta com a contribuição de outros três professores voluntários: Thiago Andrade, José Donizete, Marcelo Castilho e Mary Chirnev.
Rodrigo Granja também destaca que há muitos jovens de turmas anteriores que conseguiram emprego após participarem do curso. Um exemplo é Mateus Horácio de Jesus, de 16 anos, cuja única experiência com cursos de informática havia sido durante o 5º ano do Ensino Fundamental. “As aulas focadas no desenvolvimento de sites são um grande incentivo para que os jovens obtenham sucesso em seu primeiro emprego”, revela Granja.
As aulas são disponibilizadas em comunidades carentes, geralmente com o apoio e seleção das turmas feitos geralmente por igrejas Batistas. “A primeira turma teve início em 2020, antes da pandemia. Cada turma possui no máximo 10 alunos para garantir que todos possam aproveitar bem o conteúdo. Durante o curso, também incentivamos o empreendedorismo. Oferecemos quatro aulas de sistema empresarial, que trata desde a compra do produto até a produção, venda, emissão de nota fiscal e saída, e fluxo de caixa. E finalmente damos uma orientação ao currículo e inserção do conhecimento dos jovens no LinkedIn”, afirma Granja.
Este ano, a Universidade Mackenzie cedeu o espaço do auditório para fazermos a formatura dos jovens e foi uma oportunidade incrível deles poderem conhecer o interior de uma universidade. “Já a MUST University tem um papel importantíssimo porque o certificado vai com a chancela de uma universidade americana, que valoriza demais o conhecimento desses jovens carentes no mercado de trabalho”, destaca o idealizador do projeto Tech4needy Education.
“A MUST University orgulha-se de apoiar essa iniciativa que promove a inclusão digital e consciente, capacitando os adolescentes para enfrentar os desafios do mundo tecnológico. Juntos, estamos construindo um caminho de sucesso e oportunidades para esses jovens.”, diz Giulianna Carbonari Meneghello, presidente da MUST University.