Nossa Cidade
Dário assina lei que torna Feira das Mulheres Empreendedoras política pública
"O Programa vai além da promoção do empreendedorismo. É também uma questão de valorização e reinserção social", afirmou o prefeito. A assinatura do texto ocorreu na quarta-feira, 27 de dezembro.
A medida está entre as 250 realizações do governo para celebrar os 250 anos da metrópole, em julho de 2024.
Já a secretária de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos, Vandecleya Moro, destacou o compromisso do governo municipal com a emancipação da mulher para superar a situação de vulnerabilidade. "O programa Feira das Mulheres Empreendedoras nasceu como um projeto piloto. Começou com 80 mulheres e agora são mais de 2 mil. Isso evidencia a importância dessa iniciativa", ressaltou.
O programa Mulheres Empreendedoras teve início em março de 2022 e dispõe de trê segmentos de atividades: a Feira Mulheres Empreendedoras, realizada bimestralmente, a Feira Mulheres Empreendedoras descentralizada, que ocorre mensalmente em vários pontos da cidade, e lojas colaborativas no Campinas Shopping e Shopping Parque das Bandeiras, credenciadas para usufruir a possibilidade de qualificação profissional, além da comercialização de produtos e serviços em pontos de venda.
O que diz a lei?
O programa visa a promoção da inclusão social e econômica das mulheres, além de promover o empoderamento das participantes a desenvolver uma cultura de empreendedorismo, considerando-se as especificidades femininas.
A lei inclui oferta de espaços em áreas públicas para exposição e comercialização de produtos e serviços por mulheres, fomento à liderança empreendedora feminina, estímulo à elaboração de projetos por mulheres visando alternativas de trabalho e renda, ampliação de competências, conhecimentos e práticas que promovam o empreendedorismo feminino, incentivo ao desenvolvimento de competências relacionadas às atividades empreendedoras, além da promoção de feiras de empreendedorismo feminino, centralizadas e descentralizadas.
O texto estabelece que , para participar, as interessadas precisam ter pelo menos 18 anos, residir em Campinas há pelo menos três meses, preencher um termo de adesão específico e realizar cadastro social pelo Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal e apresentar documentos como RG, CPF, título de eleitor e comprovante de endereço.
250 realizações
A lei que estabelece o Programa Feira das Mulheres Empreendedoras como política pública integra a série de ações para as comemorações dos 250 anos de Campinas. Até o dia 14 de julho de 2024, a Prefeitura anunciará 250 realizações, uma por dia, em todas as áreas, para oferecer mais qualidade de vida para cerca de 1,1 milhão de habitantes que vivem na cidade, além de quem vem para trabalhar e passear.