Nossa Cidade
Dário destaca ampliação de políticas públicas em seminário sobre longevidade e qualidade de vida na Unicamp
O prefeito de Campinas, Dário Saadi, destacou a importância da ampliação de políticas públicas direcionadas para a população idosa durante o 10º Seminário sobre Longevidade e Qualidade de Vida da Unicamp, realizado na manhã desta quarta-feira, 4 de outubro.
O evento faz parte do Programa UniversIDADE, da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Unicamp, e reuniu cerca de 300 espectadores no auditório da Faculdade de Ciências Médicas (FCM). O tema desta edição foi “abandono afetivo e qualidade de vida”.
Dário participou da mesa de abertura com o reitor da universidade, Antonio José de Almeida Meirelles, o Tom Zé. O seminário teve ainda apresentações culturais e palestras.
“Esse seminário é uma oportunidade única de discutir políticas públicas para a longevidade, antigamente chamada de terceira idade. A população brasileira, a campineira em especial, está vivendo mais e o poder público tem que ter políticas que atendam essa população”, ressaltou o prefeito.
Ao avaliar a importância da apresentação na Unicamp, Dário alertou que situações de abandono também demandam ações da Prefeitura, comentou sobre a preocupação do poder público com financiamento de novas medidas e lembrou que todas as secretarias de Campinas têm iniciativas direcionadas para moradores com 60 anos ou mais.
O prefeito destacou, por exemplo, o objetivo de replicar para mais pontos da cidade projetos como o Centro Dia da Pessoa Idosa Maria Gonzales Alvarez, inaugurado em 5 de setembro no Jardim do Lago II, região Sul, que atende idosos em situação de violação de direitos ou em risco. A obra ocorreu por meio de parceria entre Administração Municipal e Conselho Municipal do Idoso, que direcionou R$ 2 milhões, e pode atender 30 pessoas diariamente.
O reitor da Unicamp também valorizou a importância do seminário.
“Para a gente é um orgulho este programa, já com um bom tempo, dez anos, e que mostra essa vitalidade da nossa universidade com relação ao mundo externo. Estreitar essas relações e prestar um serviço que é muito bonito para a sociedade, para que as pessoas mantenham saúde, ajudem a organizar sua vida, tenham atividade esportiva, tenham atividade cultural, é a universidade prestando serviço à sociedade”, avaliou o reitor.
O Programa UniversIDADE foi implementado em 2015, quando o atual secretário de Educação de Campinas, José Tadeu Jorge, foi reitor da Unicamp pela segunda vez. Ele é voltado para pessoas a partir dos 50 anos e reúne atividades gratuitas para capacitação do desenvolvimento físico e emocional nos eixos de arte e cultura, esporte e lazer, saúde física e mental, sociocultural e empreendedorismo.