Connect with us

Nossa Cidade

Dário fala sobre novas estratégias para redução de riscos em evento da ONU

Dário fala sobre novas estratégias para redução de riscos em evento da ONU

O prefeito Dário Saadi participou, na manhã desta quarta-feira, 1º de março, da VIII Sessão da Plataforma Regional de Redução de Riscos de Desastres (RP23), evento da ONU, no Uruguai. No painel “Governança de Risco: Inovações Políticas e Coordenação Multissetorial para Reduzir Fatores de Risco”, ele falou sobre a capacidade de resiliência de Campinas, desde a epidemia da febre amarela até a pandemia da covid-19. 

“Mesmo Campinas sendo a primeira cidade do País a ser reconhecida pela ONU como Centro de Resiliência, é muito importante a troca de experiências e a discussão de novas estratégias para a redução de riscos de desastres”, disse Saadi.

Neste painel, foram discutidas as perspectivas sobre os desafios de governança e a importância da existência de políticas públicas e mecanismos integrados para fortalecer a articulação entre governos nacionais e subnacionais, sociedade civil, academia e setor privado.

Além de um público expressivo, a sessão contou com autoridades como o ministro Roger Tejada, do Ministério de Segurança Pública do Panamá; Sérgio Rico, diretor do Sistema Nacional de Emergência (SINAE) do Uruguai e Martha Keays, diretora da Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho; e Stephanie Durand, representando o Canadá. A moderação foi feita por Elisa Trujillo

“A história de Campinas comprova sua resiliência. Sua capacidade de absorver e superar adversidades está registrada na epidemia da febre amarela no final do século XIX, as inundações de 2003, a microexplosão de 2016, e o enfrentamento da covid-19. Nós acreditamos ser essencial o fortalecimento da governança de risco, com inovação e coordenação multissetorial para o enfrentamento de desastres, especialmente os causados pelas mudanças climáticas”, completou o prefeito. 

Dário Saadi  ressaltou, também, a importância da atuação do comitê de enfrentamento do covid-19 e o trabalho sistêmico realizado pela Prefeitura, com envolvimento das secretarias, sociedade civil e o setor privado, além da revisão constante da questão da resiliência sempre que há um novo desastre na cidade.

As despesas com a viagem do prefeito Dário foram pagas pela organização do evento. A Plataforma Regional 23 é organizada pelo governo uruguaio, com apoio do Escritório das Nações Unidas para a Redução de Riscos de Desastres (UNDRR). 

Centro de Resiliência

Campinas foi reconhecida como 1º Centro de Resiliência do Brasil pelo Comitê de Coordenação Global da Iniciativa Construindo Cidades Resilientes (MCR2030) e Escritório das Nações Unidas para Redução de Risco de Desastres-UNDRR no início de 2022.

Sair da versão mobile