Nossa Cidade
Dário inaugura nova sede de Centro de Especialidades Odontológicas
“A pandemia fez com que, por dois anos, nós ficássemos atendendo somente casos de covid-19. Cancelamos cirurgias eletivas, consultas de especialidades e a retomada de investimento firme na saúde bucal é muito importante, explicou o prefeito.
A inauguração desta nova estrutura integra a série de ações para comemorar os 250 anos de Campinas. A solenidade nesta manhã reuniu os secretários de Saúde e de Infraestrutura, Lair Zambon e Carlos José Barreiro, além da equipe da unidade, moradores e parlamentares, entre eles Paulo Haddad, que representou a presidência da Câmara.
“Ela [inauguração] significa a reorganização. Houve uma desintegração, as pessoas estavam cada uma para um lado, e hoje nós estamos aglutinando o serviço do Centro de Odontologia, o que leva a uma qualidade muito maior para a população”, destacou Zambon.
A reforma durou um ano e o investimento foi de aproximadamente R$ 597,1 mil. O valor total inclui adequações da estrutura interna, além de trabalhos de telhado e pintura.
“Criamos um ambiente que ficou muito bom, com várias salas para o pessoal poder fazer os tratamentos dentários, raio-x, toda a infraestrutura necessária para que a população desta região possa ter um atendimento diferenciado, um padrão dessa administração”, afirmou Barreiro.
O imóvel era antigamente ocupado pelo CS Perseu Leite de Barros. Neste momento, parte dele é usada para serviços do CEO, e a outra está com o Distrito de Saúde Noroeste.
Capacidade e equipe
O CEO do Distrito Noroeste tem capacidade para atender diariamente média de 40 pacientes, em cinco especialidades: endodontia (canal), periodontia (gengiva), cirurgia bucomaxilofacial, diagnóstico bucal (detecção de câncer, por exemplo) e pessoas com necessidades especiais. Além disso, há oferta de prótese dentária para a população.
“Todos os atendimentos, de todas as especialidades, são eletivos. Ou seja, primeiro o paciente passa no dentista da sua unidade de referência. Havendo necessidade, o dentista encaminha para o CEO. O paciente já chega com hora e dia agendados”, explicou a cirurgiã-dentista e coordenadora da unidade, Camila Sala Moreira da Cruz.
A unidade começou a receber pacientes no fim de outubro e, desde novembro, já está com equipe completa. Ela reúne sete dentistas e sete auxiliares em saúde bucal, enquanto o espaço conta com seis cadeiras odontológicas. Camila destacou que o CEO prioriza pacientes da região do Distrito Noroeste, mas é referência para todo município.
“Garante acesso integral e universal para toda população”, explicou.
Segundo ela, o atendimento aos pacientes com necessidades especiais é um dos diferenciais do centro. “Um paciente com necessidades especiais é o que tem algum tipo de impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial. […] O atendimento deve ser planejado de forma a reduzir os fatores de estresse, com o auxílio do acompanhante/responsável/cuidador, sempre que necessário”, explicou.
O CEO do Distrito Noroeste foi criado em 2008 e ficava inicialmente na área do antigo CS Florence. A partir de 2015, porém, os profissionais mantiveram o serviço por meio do atendimento realizado em outras unidades de saúde. O Distrito Noroeste é referência para 176,8 mil pessoas, e inclui moradores do distrito do Campo Grande.
Campinas conta com três centros de especialidades odontológicas. As outras unidades são a do distrito Sudoeste, no ambulatório do Hospital Ouro Verde, e a do distrito Sul, na Policlínica 3.
Serviço
O CEO do Distrito Noroeste funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, na Avenida Paulo Provenza Sobrinho, 1.580, Vila Perseu Leite de Barros. Mais informações estão disponíveis pelo telefone (19) 3261-2462 e pelo e-mail: ceo.noroeste@campinas.sp.gov.br
250 anos
A inauguração da nova sede do CEO do Distrito Noroeste integra a série de ações para as comemorações dos 250 anos de Campinas. Até o dia 14 de julho de 2024 a Prefeitura anunciará 250 realizações, uma por dia, em todas as áreas, para oferecer mais qualidade de vida para cerca de 1,1 milhão de habitantes que vivem na cidade, além de quem vem para trabalhar e passear.