Nossa Cidade
Dário inaugura nova sede do Saec e espaço do Deps; veja como funcionam
Os dois serviços funcionam na mesma área, no bairro Taquaral, e integram a série com 250 ações da Administração para celebrar os 250 anos da cidade, em julho de 2024.
Melhorias para o Saec
O Saec atua no transporte de pacientes crônicos e restritos ao leito para consultas e exames e também para procedimentos de hemodiálise, radioterapia, quimioterapia, fisioterapia, etc.
“O serviço é fundamental para um grupo cada vez maior de pacientes e presta atendimento de qualidade, fruto do comprometimento e dedicação dos servidores”, disse o prefeito.
A nova sede qualificou as instalações para os trabalhadores e a dinâmica do serviço. Antes, funcionava na sede do Departamento de Transportes Internos (Deti), no Parque Itália.
O Saec atende 1.436 pessoas atualmente, sendo 848 transportes municipais, 363 intermunicipais e 225 para hemodiálise.
“A nova sede faz parte de um conjunto de mudanças que fizemos em diversas estruturas. Ainda faltam algumas alterações, mas atualmente nós estamos com condições de trabalho muito melhores. É nossa obrigação melhorar cada vez mais”, afirmou o secretário de Saúde Lair Zambon.
Para ter direito ao serviço são avaliadas as condições socioeconômicas e assistenciais, como por exemplo os pacientes que não têm como se locomover.
Os agendamentos são feitos por meio de telefone (0800-7710192 ou 3232-4611) ou e-mail (sms.saec@campinas.sp.gov.br)
Deps promove inovação e qualificações
A inauguração do Deps representa uma série de avanços para o SUS de Campinas, por meio da inovação e qualificação de serviços.
O objetivo do departamento é coordenar o processo de integração ensino, serviço e comunidade no âmbito da Saúde fomentando inovação, produção tecnológica e científica com ênfase na Atenção Primária à Saúde, a partir de necessidades sociais e do SUS.
A estrutura do Deps se divide em três coordenadorias: técnico-pedagógica, acadêmica e Saúde Digital. A última, em especial, contempla desde março os serviços de teleconsulta, quando o paciente se consulta com um médico, e as teleinterconsultas, em que os profissionais dos centros de saúde trocam informações e opiniões com especialistas de Policlínicas para otimizar a assistência nos casos que abrangem as áreas de cardiologia, cardiopediatria, endocrinologia, endocrinopediatria, gastroenterologia, proctologia e urologia. Além disso, há oferta na especialidade dermatologia.
“Na nossa rede, além da excelência técnica, além de todo esse compromisso que nós temos com a qualificação, a gente tem também um compromisso com o SUS, com a medicina humanizada. E a Saúde digital veio para somar na requalificação de filas e gestão de sistema, o que é muito importante”, avaliou o prefeito, Dário Saadi.
O tom foi mantido pelo secretário de Saúde, Lair Zambon. “Campinas tem 8 mil alunos de graduação residentes. Capacitar essas pessoas significa uma assistência de saúde melhor. Esse é o objetivo, capacitar e Campinas ser uma cidade de referência”.
A diretora do Deps, Marcelle Regina Silva Benetti, destacou que a criação da estrutura representa cuidado e qualificação para trabalhadores que atuam na rede pública.
“Nós temos dois focos. Cuidar dos trabalhadores, com educação permanente e educação continuada, e formar novos trabalhadores para o SUS, trabalhando com estagiários de nível médio, graduação, residentes médicos, e da equipe multi, que é nutrição, terapia ocupacional, psicologia, entre outros formandos”, explicou.
O Deps tem oito atribuições, entre elas:
• elaborar e definir as diretrizes de ensino e pesquisa, inclusive dos programas de residência médica e multiprofissional, respeitando as diretrizes e princípios do SUS, e zelar por sua efetiva aplicação, por meio da interlocução interna e externa;
• contribuir para a formulação, implementação e avaliação de política municipal de ciência, tecnologia e inovação em saúde;
• estimular e desenvolver pesquisas científicas e tecnológicas em saúde;
250 anos
As entregas desta quarta-feira integram a série de ações para as comemorações dos 250 anos de Campinas. Até 14 de julho de 2024 a Prefeitura anunciará 250 realizações, uma por dia, em todas as áreas, para oferecer mais qualidade de vida para cerca de 1,1 milhão de habitantes que vivem na cidade, além de quem vem para trabalhar e passear.