Connect with us

Nossa Cidade

Dário visita obras de revitalização do Mercadão, que devem ser entregues no 2º semestre de 2024

No mês de abril o Mercado Municipal completa 116 anos e passa pela primeira reforma de grande impacto. O prefeito Dário Saadi visitou as obras de revitalização do Mercadão nesta segunda-feira, 1º de abril. Esta é uma das ações da Administração Municipal para a revitalização do Centro da cidade. Acompanharam a visita do prefeito o secretário de Infraestrutura, Carlos José Barreiro; o secretário de Serviços Públicos, Ernesto Paulela; e o secretário de Chefia de Gabinete do Prefeito, Aderval Fernandes Júnior.

Durante a visita, Dário disse estar satisfeito em verificar o andamento das obras. “A realização desta obra era uma reivindicação histórica dos permissionários e de toda a cidade de Campinas. O Mercadão vai ficar lindo e o Centro de Campinas merece!”, disse o prefeito.

As intervenções, que começaram em 24 de julho de 2023, buscam restaurar o prédio que estava desgastado com a ação do tempo. O espaço será revitalizado, com recuperação da estrutura atual, ampliação da área de atendimento e padronização dos boxes.

O prédio também terá elevadores e banheiros na parte interna. A conclusão dos trabalhos está prevista para o segundo semestre de 2024. As obras seguem dentro do cronograma previsto seguindo os padrões definidos no projeto.

O que já foi feito

Na reforma do Mercadão, já foi feita a demolição dos boxes internos e a instalação das fundações que vão sustentar a construção do mezanino; está sendo executado o pavimento interno que inclui o mezanino, todo de estrutura metálica, bem como todas as estruturas de água e esgoto para os diversos boxes; também estão sendo preparadas as próximas etapas que contemplarão a reforma do telhado, da parte externa e de toda a alvenaria e reboco do prédio.
 

Funcionamento

Durante a execução da reforma, os permissionários continuam atendendo os clientes em tendas climatizadas que foram instaladas pela Setec na área do estacionamento do mercado, autarquia que administra o espaço.

Investimento

O investimento é de R$ 6.131.045,22, sendo R$ 5 milhões via convênio com o Ministério do Turismo, por meio de emenda parlamentar do deputado Marcos Pereira e o restante via contrapartida do município.

A empresa RJC Sinalização Urbana LTDA está executando a obra. A gestão é feita pela Secretaria de Infraestrutura.

O prédio é tombado desde 1983 pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arquitetônico e Turístico do estado de São Paulo (CONDEPHAAT) e, desde 1995, pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Campinas (CONDEPACC).

Sair da versão mobile