Connect with us

Nossa Cidade

 De olho no futuro: em 2024, mais de 4,6 mil crianças aprenderam sobre trânsito seguro

Celebradas neste sábado, dia 12 de outubro, as crianças costumam inspirar esperança em um futuro melhor. E quando o assunto é a construção de uma mobilidade urbana mais segura, gentil e acessível, não é diferente. Para esta renovação de comportamentos seguros no trânsito, em 2024, até setembro, mais de 4,6 mil crianças já participaram de ações educativas da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), em 21 escolas das redes pública e privada.
“Temos uma série de programas estruturados para diferentes fases da infância, porque entendemos que esta abordagem é fundamental para a construção de um entendimento da criança enquanto cidadã”, explica Débora Damasco, gerente da Divisão de Educação para Mobilidade, da Emdec. “Além disso, ela pode levar conhecimento para toda a família”.

Entre os pequenos do Ensino Infantil, o programa que prende a atenção é o “Teatro de Fantoches”. Em uma conversa entre dois bonecos e um agente da mobilidade urbana, são apresentados comportamentos como o uso do cinto de segurança, cuidados relacionados ao pedestre, e quando e como crianças podem ser garupas em motos. Até setembro, 18 apresentações foram realizadas.

 

Divertida e educativa, a atividade marcou presença na programação desta “Semana da Criança”, em duas escolas. Na segunda-feira, dia 7, os alunos do Centro de Educação Infantil (CEI) Raio de Sol, no DIC I, participaram da ação. Já na tarde de quinta-feira, dia 10, cerca de 250 crianças assistiram ao teatro no CEI José Bonifácio Coutinho Nogueira, no Residencial Cosmos. Nesta sexta-feira, 11, a equipe de Educação da Emdec volta a esta unidade para mais uma apresentação.
Outro programa de destaque, que desenvolve a cidadania e o interesse em mobilidade urbana, é o “MiniCircuito de Trânsito”. Realizada principalmente para alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, a iniciativa leva aos pequenos um “tapete” com ilustração que simula via, ciclovia e calçada, com direito a faixa de pedestres e vagas exclusivas. Em cima do material, eles são orientados sobre a forma correta de circular pela cidade.

 

Em 2024, foram realizadas 28 intervenções com a atividade, até setembro. E elas continuam acontecendo, até o final do ano letivo. A última foi realizada na quarta, dia 9, na Escola Estadual Dona Castorina Cavalheiro, na Vila Itapura.

 

Escolas abraçam tema para desenvolvimento da cidadania e segurança

Coordenadora pedagógica da Creche Bento Quirino, no Jardim Itatinga, Maria Isabel Santos Donato conta que a instituição já abriu as portas para diferentes programas educativos da Emdec, e que inclui o tema da segurança no trânsito na rotina dos alunos. “É de extrema importância. Inclusive, uma criança sofreu um acidente aqui na frente”, lembra, contando que, quando a vítima voltou à escola, uma roda de conversa foi feita com os alunos, para que ela compartilhasse o que aconteceu e eles dialogassem sobre o assunto.

A coordenadora ressaltou a importância da compreensão dos alunos desde cedo sobre cuidados como o uso do cinto de segurança no carro ou no transporte escolar, dar a mão aos responsáveis na rua, e sempre atravessar na faixa de pedestres, olhando antes para os lados. “Segurança no trânsito não é só responsabilidade de quem está dirigindo, tem que ser de todos”, ressalta.

Para a conscientização ir além das novas gerações e chegar aos núcleos familiares, a escola também já recebeu intervenções de “Volta às Aulas” realizadas pela Emdec. A atividade leva a equipe de Educação da empresa às portas de diferentes escolas, para abordagem a pais, responsáveis e motoristas de transporte escolar. Além do diálogo e da entrega de materiais informativos, a programação, que acontece no início dos dois semestres letivos, também conta com iniciativas lúdicas, como esquetes teatrais.

 

Minicidade da Emdec é opção além dos muros da escola

Também compondo o rol de ações educativas para crianças, a Minicidade da Emdec oferece uma experiência diferente a grupos escolares e, também, a famílias que queiram introduzir os filhos ao mundo da mobilidade urbana. O espaço educativo, localizado na sede da empresa, na Vila Industrial, tem visitas gratuitas e agendadas previamente.

Nele, crianças de 5 a 11 anos de idade se veem dentro de uma cidade em escala reduzida, com via, ciclovia, calçada, ponto de ônibus, vagas exclusivas, faixa de pedestres e até semáforos. Com o auxílio de educadores e agentes da mobilidade urbana, os pequenos visitantes pedalam de bike e capacete, embarcam em um ônibus imaginário e vivenciam toda a experiência de circulação na cidade, aprendendo enquanto brincam.

Em 2024, o espaço já recebeu 130 alunos de escolas das redes pública e privada.

A Minicidade da Emdec tem horários disponíveis para visita às terças e sextas-feiras, sempre com agenda aberta para os próximos 15 dias. É preciso reservar com antecedência de 72 horas. O responsável pode levar até quatro crianças por visita, e a atividade dura cerca de 30 minutos.

O agendamento é feito pelo site www.emdec.com.br/minicidade, ou pelo aplicativo da Emdec, no botão “Visita Educativa”. Escolas e instituições interessadas em levar grupos maiores podem entrar em contato pelo e-mail educacao@emdec.com.br ou pelo WhatsApp da Educação da Emdec: 19 3772-4293.
 

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com