Connect with us

Nossa Cidade

Defesa Civil apresenta novo hotsite Campinas Resiliente com mais facilidades

Para auxiliar os cidadãos a conhecerem os riscos e como se proteger, o Departamento da Defesa Civil de Campinas possui o site Campinas Resiliente que reúne todos os alertas, informações sobre o clima e ferramentas de monitoramento ao alcance da população. Para ampliar e facilitar o acesso, o Campinas Resiliente (https://portal.campinas.sp.gov.br/sites/campinasresiliente) agora está de cara nova. Ganhou novo hotsite e design, após remodelação promovida pela Defesa Civil e pelo Departamento de Informatização (Deinfo) da Secretaria de Chefia de Gabinete. A transformação do site faz parte da série de ações em comemoração aos 250 anos de Campinas e, além de ser um presente para os campineiros, também é um reforço para a resiliência do município. 

Na definição do dicionário Oxford, a resiliência é a “propriedade que alguns corpos apresentam de retornar à forma original após terem sido submetidos a uma deformação elástica”. Esse conceito, que deriva da física, foi incorporado a diversas áreas. Para os governos, a resiliência refere-se à capacidade de rápida adaptação ou recuperação após situações de desastres e à prevenção para minimizar riscos. Por isso, o Campinas Resiliente.

Segundo o diretor do Deinfo, Rogério Rodrigues Amarante, a parceria com a Defesa Civil possibilitou disponibilizar ferramenta que permite aos servidores do Departamento inserir novos conteúdos com mais facilidade, otimizando a divulgação da informação. “O hotsite também é responsivo para celular, tem a capacidade de funcionar bem em vários tipos de tela”, contou. Amarante destaca que remodelar o hotsite da Defesa Civil é uma ação que integra uma estratégia que envolve toda a administração municipal e que tem como objetivo impulsionar a criação de conteúdos e o acesso às informações de interesse público. 

A coordenadora do Setor de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil de Campinas, Sueli Castiglieri, reforça a relevância da ferramenta para a busca de informações pelos munícipes. “É um recurso importante para técnicos e para a população, permitindo verificar diversos índices no mesmo local. Possibilita também verificar por si próprio os índices pluviométricos bem como todos os alertas ali publicados”, afirmou. 

Multirriscos

A partir do Campinas Resiliente é possível acessar informações de multirriscos. São os painéis dos sistemas de alerta antecipado. O Sistema de Alerta a Inundações de São Paulo (Saisp) traz os índices de captação de água do Sistema Cantareira/Rio Atibaia/Capivari. Outros painéis catalogados são o Centro Integrado de Informações Meteorológicas (Ciiagro) que traz dados meteorológicos das últimas 24 horas e sete dias da semana, temperaturas mínimas e máximas de cada dia, índices de umidade do ar e o quanto choveu. 

O Mapa Interativo da Rede Observacional para Monitoramento de Risco de Desastres Naturais do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) também pode ser acessado a partir do Campinas Resiliente. O mapa contém as informações dos índices pluviométricos das cidades.

Publicações de alertas

Todos os alertas publicados estão disponíveis no Campinas Resiliente. Entre eles estão o da Umidade Relativa do Ar (URA), boletins de alta e baixa temperatura, previsão do Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri) para o tempo para Campinas e Região Metropolitana, e da Defesa Civil estadual para o Estado de São Paulo para o dia e os próximos cinco dias.

Como receber alertas

O site traz o passo a passo para se cadastrar para receber os alertas com informações de risco e orientações de autoproteção. São duas opções, ambas gratuitas. Para receber os alertas por SMS, basta enviar uma mensagem com o CEP do local para o número 40199. Outra opção é o WhatsApp.

Fale com a Defesa Civil 

Por meio da página, também é possível entrar em contato com a Defesa Civil para tirar dúvidas, fazer sugestões ou comentários sobre a resiliência em Campinas. O espaço não deve ser usado para emergências. 

O telefone da Defesa Civil é o 199. A população pode entrar em contato para avisar sobre quedas de árvores em vias públicas ou imóveis e solicitar vistoria caso o imóvel tenha sido afetado pela chuva. Para solicitar podas e extrações de árvores, o telefone é o 156. Em caso de emergências, o contato deve ser feito pelo telefone 193 do Corpo de Bombeiros.

Campinas 250 Anos

O desenvolvimento do novo site da Defesa Civil integra a série de ações para as comemorações dos 250 anos de Campinas. Até o dia 14 de julho de 2024 a Prefeitura anunciará 250 realizações, em todas as áreas, para oferecer mais qualidade de vida para os cerca de 1,1 milhão de habitantes que vivem na cidade, além de quem vem para trabalhar e passear.

Sair da versão mobile