Nossa Cidade
Defesa Civil capacita agentes para atuar em urgências e emergências
O Departamento de Defesa Civil do município de Campinas iniciou na manhã desta segunda-feira, dia 7 de novembro, a edição 2022 do Curso Básico de Defesa Civil. A ação, realizada em parceria com a Escola de Governo e Desenvolvimento do Servidor (EGDS), visa capacitar os agentes para atuação na prevenção e atendimento de ocorrências de urgência e emergência.
A capacitação é voltada a servidores da Defesa Civil que atuam no plantão de atendimento 199, na área administrativa e em atividades operacionais. O curso prevê atividades internas e externas com aulas práticas e teóricas.
Os temas abordarão questões específicas de Defesa Civil como legislação, planos preventivos e procedimentos operacionais. Além disso, também haverá aula sobre climatologia e meteorologia, arboviroses, utilização do Sistema de Informação em Saúde Silvestre (SISS-Geo), ocorrências envolvendo ajuda humanitária em caso de desastres e questões relacionadas aos direitos humanos de imigrantes e refugiados.
As 40 horas/aula de formação ocorrem até o próximo dia 18. As aulas são realizadas no Centro de Resiliência a Desastres que fica no Paço Municipal. As atividades externas serão no Parque Ecológico, no Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri) da Unicamp e em uma área de risco da cidade.
O conteúdo está embasado na Política Nacional de Proteção e Defesa Civil tendo em vista a criação de sistema de informações e monitoramento de desastres. O foco central é adotar medidas para assegurar a profissionalização e a qualificação dos agentes públicos.
O diretor do Departamento de Defesa Civil de Campinas, Sidnei Furtado, reforça que as ações de capacitação da equipe também estão no escopo do Centro de Resiliência a Desastres de Campinas, que foi instituído em janeiro deste ano. “O Centro de Resiliência tem como atribuição apoiar cidades, municípios ou outras entidades locais que tenham o compromisso político e técnico de tomar medidas para enfrentar os riscos de desastres e climáticos. O curso que estamos ministrando aos servidores reflete esse trabalho”, comentou.
Conteúdo
– Legislação de Proteção e Defesa Civil, Planos Preventivos e Cidades Resilientes; – Climatologia e Meteorologia;
– Estruturação do Centro de Operações de Emergência (COE) Covid -19 – Arboviroses, Utilização do SISS Geo;
– Histórico e Estrutura da Defesa Civil de Campinas, utilização de uniformes;
– Procedimentos Operacionais Padrão – Gestão de Ocorrências da Defesa Civil (GODC);
– Procedimentos Operacionais Padrão – SA + Donare;
– Direitos Humanos – Informações Básicas sobre Imigrantes e Refugiados em Campinas
– Visita ao Cepagri;
– Procedimentos Operacionais – Padrão – SMA – 199 no Parque Ecológico
– Visita Área de Risco