Connect with us

Nossa Cidade

Defesa Civil de Campinas e Help NGO iniciam captação de imagens em Canoas

O trabalho de mapeamento por drone nas áreas afetadas pelas enchentes no município de Canoas, Rio Grande do Sul, com participação da equipe de Campinas, teve início nesta sexta-feira, dia 17 de maio. Uma reunião, logo no início da manhã, definiu a estratégia dos voos simultâneos de três equipamentos: o superdrone da Emdec e outros dois enviados pela ONU (Organização das Nações Unidas) com participação de técnicos da Guatemala, Polônia e Kazaquistão da Ong Help NGO.

 

As três equipes, uma da Defesa Civil de Campinas e duas da Help NGO, foram autorizadas pela Aeronáutica a sobrevoar simultaneamente o bairro Matias Velho entre 7h e 10h. A ação é coordenada pelo Comando Conjunto Taquari 2, em cooperação com a Força Aérea Brasileira.

 

As imagens captadas pelos drones serão processadas em Campinas por meio de tecnologia contratada pela Prefeitura. Essa tecnologia possibilita o mapeamento topográfico georreferenciado para avaliação dos danos causados pelas enchentes e planejamento das operações.

 

A equipe da Defesa Civil de Campinas foi para o Rio Grande do Sul no último domingo, 12 de maio, e representa a força-tarefa do governo do Estado de São Paulo. Participam da missão humanitária os agentes Gabriel Botelho Assis Benatti e Tânio Rodrigues Alves, da Defesa Civil, e o técnico em Mobilidade Urbana da Emdec, Marcelo Tortorelli. Benatti e Tortorelli são operadores de drone e Alves é agente da Defesa Civil que já atuou em outras missões humanitárias.

Sair da versão mobile