Nossa Cidade
Defesa Civil de Campinas encerra operação de apoio ao Litoral Norte de SP
A Defesa Civil de Campinas termina nesta sexta-feira, 3 de março, a operação de apoio ao Litoral Norte do Estado de São Paulo devido aos deslizamentos causados pelas chuvas em fevereiro. As equipes municipais compuseram a Força Tarefa da Região Metropolitana de Campinas (RMC) no suporte às pessoas afetadas pelo desastre.
No total, cinco equipes de Campinas participaram das ações, dando suporte em vistorias técnicas do Instituto de Pesquisa Ambiental e ao Instituto de Pesquisas Tecnológicas em moradias com risco de desabamento.
Segundo o coordenador regional e diretor da Defesa Civil de Campinas, Sidnei Furtado, a união de esforços em momentos como esse é essencial para que se possam enfrentar situações de desastres por meio do auxílio às equipes locais e às populações atingidas. “O prefeito Dário Saadi colocou o efetivo de Campinas à disposição do Governo do Estado de São Paulo e da Prefeitura de São Sebastião. Temos um histórico de boas práticas de resiliência e estamos comprometidos a apoiar e orientar outros municípios”, afirmou.
A Força Tarefa teve também a participação de agentes das cidades de Itatiba, Holambra, Santa Bárbara D’Oeste, Rio Claro, Atibaia e Vinhedo.
Além da Defesa Civil, a Guarda Municipal de Campinas também atua em missão humanitária em São Sebastião. Os guardas atuam na segurança dos abrigos para evitar furtos e roubos e no patrulhamento preventivo de áreas vulneráveis. Também dão apoio no transporte de doações e demais atividades que a população necessária.