Nossa Cidade
Defesa Civil de Campinas foi fundamental para mapear áreas afetadas em Canoas, Rio Grande do Sul
As equipes da Defesa Civil de Campinas atuaram em várias frentes no município de Canoas (RS). Foram quase 60 sobrevoos com o superdrone da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) para mapear as áreas atingidas pela enchente no bairro Mathias Velho. Resgates de pessoas e animais domésticos e apoio em abrigos e ações operacionais também foram atividades desempenhadas pela equipe de Campinas. A missão humanitária foi encerrada no sábado, dia 25 de maio. Oito servidores participaram da ação.
O apoio da equipe de Campinas foi considerado essencial pela cidade gaúcha. O servidor de Canoas, Luis Alexandre da Rocha Gulart, que foi designado pelo secretário adjunto da Defesa Civil da cidade, Hassan Adami Cafruni, para acompanhar os trabalhos da equipe da Defesa Civil de Campinas e da Emdec, explicou que a região onde as equipes campineiras atuaram foram as áreas mais afetadas do município. Os bairros Rio Branco, na divisa com Porto Alegre e Mathias Velho, na divisa norte, quase divisa com a cidade de Esteio foram os mais afetados. Mathias Velho, um dos bairros mais populosos do Estado, ainda está submerso.
“O drone que temos é muito pequeno, com limitações e não conseguíamos fazer voos em dias de chuva. O alcance do equipamento da Emdec foi fundamental para ajudar na localização de pessoas necessitadas de alimentação, para que pudéssemos enviar a equipe de resgate por barco. E, num segundo momento, o monitoramento de onde a água já estava baixando, para que pudéssemos traçar rotas para chegar em locais mais secos, mais desabitados”, retratou.