Nossa Cidade
Defesa Civil inicia turma do curso de pilotagem de drones em Campinas
Começou nesta segunda-feira, 26 de junho, o curso de formação da 7ª turma do curso de direção de aeronaves remotamente pilotadas (RPAS), conhecidas como drones. A iniciativa integra a Operação Estiagem 2023 e tem o objetivo de capacitar agentes para atuar em ocorrências e ações preventivas da Operação. Além de servidores de Campinas, das Secretarias de Saúde, Segurança Pública; e Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e da Mata de Santa Genebra, participam profissionais de Valinhos, Santo André, Rio Claro e Paulínia.
As aulas serão realizadas também nos dias 28 e 30 de junho, na Mata de Santa Genebra, com inscrições já fechadas. São 30 alunos no total participando da capacitação.
A promoção é da Defesa Civil, departamento responsável pela coordenação da Operação Estiagem e pelo Centro de Resiliência a Desastres de Campinas (CRDC), com parceria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de SP (IFSP) – Campus Avançado de Rio Claro e apoio da Escola de Desenvolvimento do Servidor (EGDS) e Fundação José Pedro Oliveira (FJPO), gestora da Mata de Santa Genebra.
O coordenador regional e diretor da Defesa Civil de Campinas, Sidnei Furtado, contou que mais de 170 agentes públicos já foram capacitados nas seis edições anteriores do curso de operação de drones. “As aeronaves são utilizadas em diversas ações da Prefeitura, nos âmbitos de iniciativas como as operações Chuvas de Verão, Estiagem, entre outras. Apenas a Defesa Civil de Campinas possui seis drones em uso”, ressaltou.
A importância da capacitação para a proteção do meio ambiente também foi reforçada pelo presidente da Fundação José Pedro de Oliveira, gestora da Mata de Santa Genebra, Cidão Santos. “É um curso muito importante porque principalmente no nosso caso, na questão de incêndios, utilizando um drone podemos monitorar, a ocorrência em tempo real, para orientar as equipes de brigadistas. Saber operar o drone, também auxilia agentes no combate aos crimes ambientais. É a tecnologia em favor do meio ambiente”, destacou.