Nossa Cidade
Defesa Civil realiza audiência pública da Operação Verão 20212022
A audiência pública para consulta do Plano de Contingência de Proteção e Defesa Civil (PCPDC) da Operação Verão foi realizada na manhã desta sexta-feira, dia 5 de novembro, no Salão Vermelho da Prefeitura. O objetivo do encontro foi divulgar o conteúdo do documento e obter contribuições da comunidade para subsidiar a elaboração do Plano para 2021/2022. A operação será realizada de 1º de dezembro de 2021 a 31 de março de 2022, podendo ser antecipada ou prorrogada de acordo com as condições meteorológicas.
Representantes de diversas secretarias municipais e autarquias participarão do comitê responsável pela operação. O intuito é adotar medidas antecipadas à deflagração de deslizamentos, a partir do acompanhamento dos índices pluviométricos, previsão meteorológica e vistorias de campo. A minuta do decreto a ser publicado foi apresentada por Daniel Oliveira, coordenador de Operações da Defesa Civil de Campinas, para facultar aos participantes contribuir com sugestões.
O plano trabalha com quatro níveis, sendo o primeiro deles o Estado de Observação, em que o índice de chuva é de até 80 mm; de Atenção, a partir de 80,1 mm; Alerta, durante o qual, após vistoria de órgão técnico, é feita a remoção preventiva da população das áreas de risco iminente; e Alerta Máximo, com remoção de toda a população que habita áreas de risco.
Segundo o diretor da Defesa Civil de Campinas, Sidnei Furtado, a Defesa atua em diversas frentes relacionadas à prevenção e redução de desastres e, inclusive, está trabalhando no conceito de saúde única, que integra meio ambiente e saúde pública. “É fundamental a integração de todos os órgãos, com cada um deles atuando dentro de suas atribuições”, destacou.
O secretário Municipal do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Rogério Menezes, participou da audiência, e destacou que o plano é fundamental porque “nada é mais importante em situações que precisam de resposta rápida do que a determinação clara do papel de cada um”. Ele alertou para o fato de que “eventos extremos são cada vez mais frequentes. Vamos precisar cada vez mais que os órgãos da gestão pública estejam unidos, assim como fortalecer as operações Verão e Estiagem”, disse.
O próximo passo para a Operação Verão 2021/2022 será a definição dos titulares e suplentes da administração direta e indireta que vão compor o comitê. Além da Defesa Civil e Secretaria do Verde, a audiência também teve a participação da Secretaria Municipal de Habitação, Camprev e membros da comunidade.
Durante a audiência, também foi feita a prestação de contas anual e a avaliação pública do Plano de Contingência 2020/2021. As explanações ficaram a cargo de Sueli Aparecida Castiglieri Oliveira, coordenadora do Setor de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil.