Connect with us

Nossa Cidade

Defesa Civil tem dezembro marcado por treinamentos comunitários sobre alertas

A Defesa Civil de Campinas realizou nesta semana uma série de treinamentos comunitários pelo projeto Comunidade Resiliente. Lideranças dos bairros Paraíso de Viracopos, Jardim Uruguai, Dom Bosco e Núcleo Residencial Gênesis passaram por capacitação sobre monitoramento de riscos, alertas e ferramentas do site Campinas Resiliente.
 
No total, 40 pessoas foram orientadas sobre os temas e podem atuar como multiplicadores do que aprenderam com relação às chuvas fortes e consequências. A ação também integra a Operação Chuvas de Verão 2023-2024.
 
Segundo o coordenador regional e diretor da Defesa Civil de Campinas, Sidnei Furtado, o projeto Comunidade Resiliente tem como base a criação e treinamento de núcleos comunitários de Defesa Civil, medida estabelecida em lei.
 
“Promover o envolvimento da sociedade civil em ações de autoproteção é um dos objetivos da atual Operação Verão. Trabalhamos de maneira integrada com todas as áreas que fazem parte do Sistema de Defesa Civil e esse trabalho se beneficia quando temos cidadãos conscientes dos riscos”, explicou.
 
 
Aprendizado e segurança
 
Ginalva da Silva, 86 anos, foi uma das participantes da capacitação desta sexta-feira, 22 de dezembro, para o Núcleo Gênesis e Dom Bosco, no CRAS Anhumas. Atuante na comunidade, ela chegou a abrigar em um barracão famílias afetadas pelas chuvas, na rua Moscou, no passado. Dona Ginalva também atuava como parceira da Defesa Civil e fazia leitura dos índices de chuva em seu pluviômetro mecânico.
 
“A reunião de hoje foi muito boa, preparando o pessoal porque estamos esperando uma chuva muito forte”, disse. Ela também destacou o quanto o Departamento está presente quando a região precisa. “De vez em quando aparece alguma coisa e  a Defesa Civil está sempre aqui”, falou. 
 
“As pessoas se interessaram muito em aprender sobre alertas e monitoramento. Mostramos as imagens das câmeras, dos radares e demos orientações de segurança’’, contou a coordenadora do Setor de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil de Campinas, Sueli Castiglieri. Segundo ela, a participação popular é fundamental para sucesso das ações.
 
“A Defesa Civil está disponível 24 horas por dia para atender a população, mas quanto mais informações levamos às pessoas, mais elas podem proteger a si mesmas e aos outros”.
 
Na segunda-feira, 18, o treinamento foi realizado na Casa da Sopa, no Jardim Paraíso de Viracopos. Já na quarta-feira, 20, ocorreu na Associação de Moradores do Jardim Uruguai. Novos treinamentos já estão sendo programados para 2024.
 
 
Campinas Resiliente
 
Para auxiliar na meta de levar mais informação à população, a Prefeitura, por meio da Defesa Civil e do Departamento de Informatização (Deinfo) da Secretaria de Chefia de Gabinete, modernizou o site Campinas Resiliente. O hotsite reúne todos os alertas, informações sobre o clima e ferramentas de monitoramento ao alcance da população.
 
A ação integra as comemorações aos 250 anos de Campinas. Saiba mais aqui: https://portal.campinas.sp.gov.br/noticia/51006
 
 
Alertas
 
Nas capacitações, a Defesa Civil alerta a população sobre a importância de ligar para o telefone 199 se sua casa for afetada pelas chuvas. Assim, os técnicos podem avaliar se há algum risco para os habitantes e acionar os plantonistas das Secretarias de Habitação, Assistência Social, Serviços Públicos conforme o caso. Em caso de quedas de árvores ou galhos sobre a via pública ou imóveis também é importante acionar o  199. Se for emergência, o telefone é o 193 do Corpo de Bombeiros. Para solicitações de podas e extrações  de árvores o contato é pelo 156. 
 
As equipes da Defesa Civil também orientam a população a se cadastrar para receber os alertas por SMS com informações de risco e orientações de autoproteção. Basta enviar uma mensagem com o CEP do local para o número 40199.
Sair da versão mobile