Nossa Cidade
Delegação de Campinas participa dos JOMI com 150 atletas
A etapa regional da 26ª edição dos Jogos da Melhor Idade (JOMI) começa nesta terça-feira, 16 de abril, na cidade de Casa Branca, com a participação de 150 atletas 60+ de Campinas. A delegação terá três representantes na abertura oficial do desfile dos municípios, às 18h30, no ginásio Poliesportivo Antônio Francisco Rodrigues. Logo em seguida, estará na apresentação coreográfica já valendo pontos. As competições se estenderão até o dia 21 de abril, quando ocorre o encerramento dos JOMI.
Com seis títulos conquistados, os campineiros objetivam alcançar o hepta.
“Além do aspecto esportivo com a importante presença dos atletas 60+ nos JOMI, a mais valorizada competição direcionada para a terceira idade tem a interação entre as pessoas nesta faixa etária. Isto significa uma troca de experiência maravilhosa com ganho emocional inestimável na vida de cada participante”, assegura o secretário de Esportes e Lazer, Fernando Vanin.
Saúde em 1º lugar
É com uma ótica voltada para os benefícios que o esporte proporciona na vida das pessoas da terceira idade, que a professora da Secretaria de Esportes e Lazer, Deise Campos, chefe da delegação de Campinas nos JOMI, entende a participação dos atletas nos jogos: “Mais importante que ganhar medalha é adotar a prática de exercícios. Esta prática frequente proporciona saúde e energia. A competição é um evento, mas os benefícios de ser ativo representa o bem estar diário”, afirma.
“A prática de atividades físicas promove no idoso o estímulo cognitivo e a melhora da saúde física, mental e social. Priorizando esses preceitos, todos os atletas 60+ passaram por avaliação ergométrica e cardiológica, antes de representar o município nos JOMI” destaca Rogério de Oliveira Araújo, médico do esporte e exercício.
As modalidades
Os atletas 60+ que vão buscar o pódio nesta edição dos JOMI competem em 14 modalidades esportivas. Algumas delas exigem grande esforço físico, enquanto que outras são voltadas para a parte cognitiva. Entre os modelos de longevidade e disposição que representarão o município de Campinas está a nadadora Linda Píton, de 89 anos.
O alojamento dos atletas 60+ de Campinas está totalmente estruturado e fica no prédio da Escola Municipal de Ensino Básico Padre Lino José Correr, na avenida Família Machado, s/nº, Jardim Bela Vista. A Secretaria de Esportes e Lazer vai levar nesta terça-feira, às 15h, para Casa Branca, os competidores que atuarão nestes primeiros dias de jogos e provas. Para oferecer as melhores condições de instalação aos atletas, 10 professores e colaboradores foram escalados para trabalhar nos JOMI.
Nesta versão do evento, são 37 municípios inseridos na 4ª Região Esportiva do Estado de São Paulo, com direito assegurado de participar dos JOMI, conforme regras estabelecidas pela Secretaria Estadual de Esportes de São Paulo. O interior tem outras sete regiões esportivas que também promoverão etapas regionais e os melhores atletas de cada uma delas, se classificam para a disputa dos JOMI Estadual, previsto para o período de 17 a 23 de junho, na cidade de Itatiba.