Indaiatuba
Departamento de Informática faz cruzamentos de dados para evitar fraudes no cadastro do Minha Vacina
A Prefeitura de Indaiatuba por meio do Departamento de Informática reforça a importância de oferecer dados verdadeiros para o cadastro no sistema Minha Vacina. O sistema cruza informações com a Receita Federal e também confere o registro do profissional de saúde nos conselhos de classe. Além disso, há o cruzamento de informações do mesmo endereço ser usado em diversos cadastros. O objetivo é evitar fraudes e garantir a vacinação somente ao grupo contemplado em cada etapa.
Segundo levantamento feito no sistema, mais de 200 cadastros de profissionais de saúde continham informações equivocadas e foram ou serão barrados no momento da vacinação. Outro agravante é a documentação apresentada na hora da vacinação, são aceitos somente IPTU, conta de água ou luz como comprovante de endereço; caso o comprovante não esteja no nome da pessoa a ser vacinada é preciso levar um comprovante de vínculo. O Departamento de Informática salienta que estão realizando a conferência dos endereços que estão em mais de um cadastro, inclusive com a proporção de pessoas por metro quadrado do imóvel.
Na quinta-feira (4), durante a vacinação de profissionais de saúde realizada no Haoc (Hospital Augusto de Oliveira Camargo), a equipe da Secretaria de Saúde encontrou diversas pessoas com comprovantes de endereço de terceiros ou inválidos, como cadastro de lojas on-line. Na ocasião as pessoas não foram vacinadas e foram orientadas a respeito da importância de fornecer dados verdadeiros para a vacinação.
A Prefeitura de Indaiatuba reforça seu compromisso com a transparência no processo de vacinação contra a Covid-19 e está seguindo as determinações do Plano de Vacinação do Estado de São Paulo, portanto é importante que a população colabore com o processo e não tente fraudar o cadastro visando adquirir a imunização de forma precipitada, lembrando que as doses enviadas para Indaiatuba devem ser utilizadas nas pessoas residentes no município, pois cada cidade está recebendo o quantitativo para seu público, visando a ordem no processo.