Connect with us

Nossa Cidade

Desacelera: cinco pontos do Centro recebem abordagens educativas na segunda-feira, 10 de junho

A conscientização salva vidas no trânsito. Com essa premissa, as ações educativas da Campanha #Desacelera, promovida pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), prosseguem na próxima semana. Educadores e agentes da mobilidade urbana estarão posicionados em cinco cruzamentos da região central, com alto fluxo de veículos ou identificados como pontos críticos de acidentalidade. Ao todo, serão 60 abordagens educativas ao longo da #Desacelera.

 

No foco das orientações, a necessidade de respeitar os limites de velocidade e o alerta sobre as consequências da velocidade excessiva ou inadequada, principal causa de sinistros em Campinas. As abordagens também são direcionadas principalmente para motociclistas, público-alvo da campanha.

 

Na segunda , dia 10 de junho, a partir das 8h45, recebem a mobilização educativa os cruzamentos das seguintes vias: Francisco Glicério x General Osório, Andrade Neves x Benjamin Constant, Andrade Neves x Barão de Itapura, Orosimbo Maia x Delphino Cintra e João Jorge x Dr. Salles Oliveira.

 

Nos dias 11, 13 e 14 de junho, as orientações serão levadas a pontos da avenida John Boyd Dunlop e à avenida Orosimbo Maia. E na quarta (12/06), a partir das 11h, a Emdec e a concessionária Rota das Bandeiras distribuem antenas corta-pipa, na avenida Theodureto de Almeida Camargo. O item de segurança previne ocorrências envolvendo cerol.

 

A #Desacelera já distribuiu cerca de 160 antenas corta-pipa. Durante o lançamento da campanha, na avenida Norte-Sul, foram cerca de 60 antenas distribuídas. E na avenida Adão Focesi, no Jardim do Lago, foram 100 itens de segurança.

 

Desacelera

Com o lema “Não ultrapasse o limite da vida”, a Campanha #Desacelera busca conscientizar a população sobre as consequências da velocidade e é um convite para repensar a pressa no trânsito. Além das ações educativas, diversas peças de comunicação estão sendo distribuídas pela cidade com alertas para a população campineira. Operações integradas de fiscalização também compõem a campanha #Desacelera, em pontos estratégicos dos locais que mais registraram sinistros (acidentes) de trânsito.

Esta é a terceira edição da #Desacelera, justificada pela permanência da velocidade entre os principais fatores e condutas de risco em Campinas: ela esteve presente em pelo menos 51 (34%) casos entre os 149 sinistros fatais registrados; foram 52 mortes. Além disso, 44% dos sinistros com óbitos de motociclistas ou garupas tiveram a velocidade como fator de risco. Todas as informações podem ser consultadas no endereço www.emdec.com.br/desacelera.

Sair da versão mobile