Nossa Cidade
Desafio da regionalização foi tema do último dia de congresso da Assemae
Os desafios da regionalização no saneamento básico foi o tema do último painel do Congresso da Assemae, na de quinta-feira, 21 de setembro, no evento que acontece em Poços de Caldas. “A questão da regionalização não pode ser dissociada da titularidade dos municípios, se vamos regionalizar precisamos saber qual o critério adotado”, destacou o presidente da Sanasa, Manuelito Magalhães Júnior.
Em sua análise, o presidente ressalta que o princípio da regionalização vem ao encontro da discussão sobre um planejamento organizado, principalmente quando se fala em aglomerar os municípios da mesma bacia hidrográfica. “É preciso discutir em conjunto a regularização regional, estabelecer metas e parâmetros de qualidade de água, nenhum município vive isoladamente”, advertiu.
No debate que contou também com a participação de representantes da Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades, da ABES, do governo de Minas Gerais e da Assemae, o processo da regionalização foi outro ponto importante levantado por Manuelito. “Deve haver uma transição, não pode ser implantada de imediato, é uma questão cultural, não se muda de uma hora para outra”, defendeu.