Nossa Cidade
Dia D arrecada 58 toneladas para o RS e 6,5 toneladas em agasalhos
A mobilização do Dia D em Campinas terminou com a arrecadação de 58 toneladas de doações para o Rio Grande do Sul e mais 6,5 toneladas para a Campanha do Agasalho. As equipes, que contaram com o apoio do Exército, receberam as doações em esquema de drive-thru. Foram coletados roupas, água, alimentos (inclusive comida enlatada, além de produtos não perecíveis), brinquedos, materiais de limpeza (equipamentos e produtos) e rações animais. As transportadoras Garibaldi e Mira já partiram rumo ao Sul para fazer as entregas.
“Hoje celebramos a força de uma comunidade que se une em prol do bem-estar do próximo. A solidariedade está na alma dos campineiros e o Dia D nos mostrou que, quando nos mobilizamos por uma causa justa, somos capazes de mover montanhas”, afirmou o prefeito de Campinas, Dário Saadi.
A secretária de Desenvolvimento e Assistência Social, Vandecleya Moro, destacou o grande fluxo de veículos, inclusive de empresas, que a todo momento deixavam suas contribuições no Paço Municipal. “É emocionante ver a generosidade de nossa gente, engajada em trazer esperança e conforto às vítimas”, acrescentou.
Campinas enviou mais de 185,5 toneladas de donativos para as vítimas das enchentes do Rio Grande do Sul. A primeira carreta, enviada em 6 de maio, além de alimentos, levou 20 mil copos e 300 litros de água e meia tonelada de roupas. No mutirão de 11 de maio foram arrecadadas 72 toneladas de produtos, que seguiram em três carretas.
No dia 15 de maio, mais uma carreta com 39 toneladas de doações seguiu. No dia 20 de maio, foram 15 toneladas, entre comidas, roupas, água e ração animal. Em função da adesão muito grande da população, o que tem dificultado a pesagem adequada, a Prefeitura tem calculado pela pesagem dos caminhões.
A mobilização em prol das vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul está utilizando a estrutura da Campanha do Agasalho para recolher as doações. Os pontos de coleta podem ser conferidos em https://campinas.sp.gov.br/sites/campanhadoagasalho2024/.