Nossa Cidade
Dia D contra Covid vacina 11.433 nas primeiras horas e supera expectativas
Até o meio-dia deste sábado, 11.433 pessoas receberam a dose contra a Covid em Campinas no Dia D de Vacinação contra a doença. Resultado muito bom, além da expectaiva, na avaliação do secretário de Saúde, Lair Zambon.
O Dia D é voltado para campineiros com 45 anos ou mais com doenças crônicas (comorbidades) e para motoristas do transporte público.
No total, 26 mil pessoas fizeram agendamento para receber a dose neste sábado, sendo 5 mil nos 5 Centros de Imunização, abertos das 8h às 20h, e 21 mil nos 60 Centros de Saúde, abertos das 9h às 17h.
A megaoperação mobiliza 1 mil profissionais de saúde, que começaram seus trabalhos às 6 da manhã, com apoio da Guarda Municipal na distribuição das doses para as unidades.
A estratégia também conta com a parceria do Exército que atua em dez unidades na orientação das pessoas sobre medidas de distanciamento que devem atendidas, entre outras informações.
“Tivemos ótima adesão da população, além da expectativa, com envolvimento das equipes de saúde, coordenadas pelo Departamento de Vigilância em Saúde e Departamento de Saúde, apoio da GM e a liderança do nosso prefeito, Dário Saadi, que é médico”, disse Lair Zambon.
A Secretaria de Saúde informou que, mesmo com o tempo chuvoso, as pessoas compareceram às unidades de saúde. Até quem buscou as unidades sem o cadastramento prévio foi vacinado, excepcionalmente.
“Foi o caso de pessoas que recebem o Benefício de Prestação Continuada. Nosso objetivo é facilitar o acesso”, explicou a enfermeira Renata Cauzzo Zingra Mariano, do Departamento de Saúde, coordenadora da enfermagem na Secretaria Municipal de Saúde.