Nossa Cidade
Dia D+ Saúde: evento reúne ação contra dengue, vacinação esporte e cultura
A Praça da Juventude no DIC V, em Campinas, recebe neste sábado, 25 de novembro, um evento especial que reúne uma ação de combate à dengue, esporte, cultura e ainda reforça a campanha do Novembro Azul com atendimentos de saúde. Veja abaixo as atividades.
Confira mais destaques da Saúde
Veja tudo o que é feito pela Prefeitura
A programação do Dia D+ Saúde na praça começa às 7h com uma caminhada. O local fica na rua Abigail Zeni Nader, s/nº, DIC V.
Os atendimentos da saúde e vacinação ocorrem até 12h, mas a agenda cultural do evento e a Feira de Mulheres Empreendedoras podem ser conferidas pelo público até 14h.
Com o tema “Prevenção é para os fortes”, a campanha do Novembro Azul deste ano não somente reforça o movimento mundial que alerta para a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, mas também indica a necessidade da população masculina ter cuidados que promovam qualidade de vida e possam prevenir uma série de doenças.
Campinas declarou epidemia de dengue em abril deste ano e a necessidade de cuidados preventivos precisa ser contínua. A cidade registrou até quarta-feira, 22 de novembro, um total de 10.061 casos da doença provocada pelo vírus transmitido pelo Aedes aegypti. Além disso, ocorreram duas mortes decorrentes de complicações, nos meses de março e junho.
“Esta ação é extremamente importante porque investindo nas ações educativas e nas crianças buscamos mudar a consciência para a doença e pautar a importância da prevenção. Com o lema ‘Todos juntos contra a dengue’, buscamos unir esforços do poder público e da população contra este vilão que é o mosquito. Ações simples de eliminar água parada e não deixar o Aedes aegypti [também transmissor da zika e chikungunya] nascer podem fazer muita diferença, reduzir o risco das pessoas adoeceram e contribuir para a melhor qualidade de vida da população”, avaliou a responsável pela Intersetorialidade do Comitê Municipal de Enfrentamento das Arboviroses e Zoonoses, Priscilla Pegoraro.
Ações contra dengue
– Estande de informações
– Varal sobre o lixo
– Teatro ‘todos contra a dengue’
– Atividades para crianças como: caça ao criadouro e ao mosquito, jogos, pintura de desenhos e pintura dos rostos, oficina do mosquito e contação de histórias
Atendimentos em saúde
– Testes rápidos de sífilis e HIV
– Vacinação para todas as faixas etárias
– Medição de glicemia
– Papo de homem / roleta de conscientização sobre câncer de próstata
Ações esportivas e culturais
– 7h – Caminhada com a Academia Corpo em Forma e grupo Só de leve + mulheres
– 8h10 – Aula de zumba com a Academia Mutante Professora Neuza
– 9h – Apresentação das cantoras sertanejas Laíza e Laira
– 9h20 – Ritbox com a professora Sandra
– 9h50 – Apresentação de dança e música afro com Bene Moraes
– 10h10 – Apresentação do cantor sertanejo Marcus Paulo
– 10h20 – Apresentação karatê com sensei Jaqueline Melo, da equipe Dojo Pinheiro
– 10h40 – Apresentação de Guardians do Cordel
– 11h – Teatro – Todos contra a dengue
– 11h30 – Oficina de forró
– 11h50 – Apresentação de capoeira
– 12h20 – Papo de samba e a saúde do homem, com Luis Cláudio Malachias
– 12h30 – Apresentação da Escola de Samba Unidos do Shangai, com a Batucada Mil Graus
O evento terá ainda partidas de futebol e conta com praça de alimentação.
Programação Novembro Azul 2023
Testes rápidos para HIV, sífilis, hepatites B e C – jovens, adultos e idosos
Quando: às segundas, terças, quartas e sextas-feiras do mês, das 9h às 12h e das 14h às 17h; e às quintas-feiras, das 9h às 12h
Onde: Centro de Referência em IST, HIV/Aids e Hepatites Virais – Rua Regente Feijó, 637, Centro.
Desfile de Carros Antigos
Quando: 26/11 (domingo)
Horário: das 8h30 às 12h
Local: Largo do Rosário, Centro
Atividade: desfile de carros das décadas de 20 a 40 na Avenida Francisco Glicério seguida de exposição no Largo do Rosário. O espaço terá nove estações de cuidados para a população, por meio de uma parceria entre as secretarias de Saúde, Esporte e Lazer, Cultura e Turismo, Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos, Sanasa, Emdec, universidades, sociedade civil e empresas.
Serviço
O Novembro Azul é promovido pelas secretarias de Saúde, Cultura e Turismo, Esportes e Lazer, Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, e Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos. Ela conta ainda com os apoios da Ceasa, Sanasa, Emdec, Rede Mário Gatti, Olimpíadas do Servidor, Grenasa Campinas, Unicamp, Cullinan Imóveis, Patriani, São Leopoldo Mandic, Grupo Sasse Oncologia e Hematologia (SOnHe), Hospital Vera Cruz e Passos para uma Vida Melhor.