Connect with us

Nossa Cidade

Dia da Árvore: Prefeitura de Campinas planta mais de 194 mil árvores desde 2021

Neste Dia da Árvore, 21 de setembro, a Prefeitura de Campinas comemora o plantio de 194,1 mil árvores desde 2021 em várias regiões. As mudas se espalham pela cidade, ampliando o verde, tornando o ar mais puro e fresco, servindo de abrigo à pequena fauna urbana e oferecendo boa sombra.  

Das árvores plantadas pela cidade, quase 38 mil foram pelo Departamento de Parques e Jardins, da Secretaria de Serviços Públicos, responsável pelas árvores em áreas públicas da cidade. No mesmo período, foram extraídas 8,3 mil árvores. A remoção é feita somente se for necessário, após vistoria e laudo técnico que comprovem isso.

Além das árvores nas áreas públicas, a Secretaria de Serviços Públicos é a responsável por manter a produção de mudas no Viveiro Municipal “Engenheiro Otávio Tisseli Filho”, no Parque Xangrilá. Atualmente, há cerca de 200 mil mudas em cultivo. Deste total, 99% são de espécies nativas como aldrago, peroba-rosa, jequitibá, paulínea, sibipiruna, pau-ferro, manacá-da-serra; quaresmeira; ipês amarelo, roxo, rosa e branco; pau-brasil, entre outros.

“As árvores têm funções ecológicas essenciais como servir de filtro dos poluentes emitidos por veículos, ajudam a pequena fauna da cidade, como pássaros, auxiliam no controle da temperatura e da umidade do ar”, comenta o secretário de Serviços Públicos, Ernesto Paulella.

Antes de fazer um plantio, o DPJ avalia a área, quais as espécies mais adequadas e se há no estoque do Viveiro. Os técnicos coletam as sementes em árvores da cidade. 

Outros plantios

Outros setores também colaboram para plantar mais árvores na cidade. Por meio da Secretaria do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, responsável por exigir as compensações ambientais, foram plantadas 120,5 mil de árvores neste período. “O Dia da Árvore é um dia importante, de grande simbolismo. Seguimos ampliando as nossas áreas verdes, plantando muito mais do que se retira”, diz o secretário do Verde, Rogério Menezes.

A Mata de Santa Genebra, da Fundação José Pedro de Oliveira, um pedaço de floresta dentro da cidade, plantou cerca de 30 mil mudas de árvores em diversos espaços públicos desde 2021. A Mata também tem um viveiro próprio, com 6 mil mudas em cultivo no momento. “Árvore é questão de sobrevivência. Quando você planta uma árvore você está plantando um pequeno mundo”, considera Cidão Santos, presidente da Fundação José Pedro de Oliveira.

A Sanasa (Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento S/A), responsável pelo abastecimento de água e coleta de esgoto na cidade, plantou mais de 5,7 mil árvores nos últimos três anos.

Viveiro municipal

Os cidadãos que tiverem interesse pode conhecer o Viveiro Municipal e receber até mudas de árvores para plantar, com orientações das espécies mais adequadas e a forma correta de proceder, podem procurar o Viveiro Municipal, na Rua Argeu Pires, s/n, Parque Xangrilá. Telefone: (19) 3257-1474.

Sair da versão mobile