Nossa Cidade
Dia da Consciência Negra e Dia da Umbanda são celebrados na cidade
Diversas atividades movimentaram Campinas no final de semana durante as celebrações do mês da Consciência Negra. Entre os eventos, destacaram-se as atividades alusivas ao Dia Municipal da Umbanda, a entrega do Diploma de Honra ao Mérito Zumbi dos Palmares e a 19ª Marcha homônima realizada por movimentos da comunidade negra organizada de Campinas.
O Dia Municipal da Umbanda, realizado pelo Coletivo Saravaxé, contou com a participação de diversos representantes de religiões de matriz africana, no sábado, dia 18, na Praça Rui Barbosa. Segundo a Secretária Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Cidadania, a data (oficialmente celebrada em 15 de novembro) é importante para que se possa desmitificar as religiões de matriz africana, “mostrando o verdadeiro contexto delas como religiões que devem ser respeitadas, assim como todas as outras religiões”.
No próprio dia 20 de novembro, segunda-feira, feriado municipal da Consciência Negra, foi realizada a 19ª Marcha Zumbi dos Palmares, organizada pelo Coletivo 20 de Novembro, que teve importante participação da população campineira. A marcha percorreu as principais ruas do centro da cidade em defesa da promoção da igualdade racial e contra quaisquer formas de racismo e discriminação religiosa.
Para a secretária, a importância da Marcha reside no fato de que é preciso dar visibilidade para o povo negro e resgatar seu lugar de fala. “Não podemos desconsiderar que o Brasil é o segundo país com maior população negra e isso não se reflete em uma democracia racial. Essa reflexão precisa permitir a discussão das razões pelas quais a violência atinge mais a população negra, com um jovem negro sendo assassinado a cada 23 minutos, e dos motivos que levam às desigualdades no acesso à educação e ao emprego”.
Segundo Eliane, a data de 20 de novembro não é somente um dia de celebração, mas um momento para avaliar e reavaliar as atitudes da sociedade de modo a diferenciar e mudar esse quadro, corrigindo desequilíbrios históricos. Neste âmbito foi realizada ainda no mesmo dia a entrega do Diploma de Honra ao Mérito Zumbi dos Palmares, no auditório da IMA, pela manhã, e no Plenário da Câmara Municipal, no período da noite, para personalidades que contribuem na luta contra o racismo. “A entrega do diploma foi uma proposição importante da Câmara Municipal para homenagear aqueles que atuam em prol da modificação deste quadro, sendo referência dentro de suas comunidades e buscando ampla reversão das desigualdades étnico-raciais”, afirmou Eliane.