Connect with us

Nossa Cidade

Dia da Mulher será marcado por homenagem a trabalhadoras de empresas amigas da mulher

A Prefeitura de Campinas realiza nesta sexta-feira, 8 de março, Dia Internacional da Mulher, uma homenagem a trabalhadoras das companhias detentoras do selo "Empresa Amiga da Mulher". O evento integra as celebrações do mês da mulher e terá início às 18h no Salão Vermelho do Paço Municipal. 
 
“A homenagem reafirma o papel essencial das mulheres na construção de uma sociedade mais justa e próspera. Campinas tem se posicionado como exemplo de uma cidade que caminha em direção a um futuro no qual a igualdade de gênero será uma realidade incontestável”, afirmou Vandecleya Moro, secretária municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos.
 
As empresas indicaram colaboradoras com histórias marcantes no trabalho que desenvolvem. A solenidade contará com uma apresentação musical, fala de autoridades e a apresentação das colaboradoras indicadas pelas detentoras do selo "Empresa Amiga da Mulher". O Conselho da Mulher também indicou duas homenageadas para a solenidade.
 
Empresa amiga da mulher
 
Instituído pela Lei 16.417, de 30 de junho de 2023, o Selo Empresa Amiga da Mulher é um reconhecimento para empresas que demonstram compromisso com a proteção e promoção dos direitos das mulheres em situação de violência de gênero. 
 
As empresas interessadas apresentam uma carta de compromisso, promover a divulgação de ações afirmativas sobre os direitos das mulheres, garantir um ambiente de trabalho saudável e digno, reconhecer o direito de afastamento para mulheres em risco, entre outras ações, de acordo com o projeto de lei. O selo tem validade de dois anos, podendo ser renovado desde que sejam cumpridas as condições estabelecidas.
 
As empresas interessadas podem solicitar o reconhecimento. Para isso, será preciso apresentar informações sobre as ações que desenvolvem em prol dos direitos das mulheres em situação de violência de gênero. Os dados serão verificados pela Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos.
Sair da versão mobile