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Nossa Cidade

Dia da Pessoa com Deficiência: inclusão na mobilidade de Campinas

Com o ano chegando ao fim e a celebração do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência (PCD), neste domingo, 3 de dezembro, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) realiza uma retrospectiva sobre ações adotadas em 2023 para melhorar a acessibilidade do trânsito e transporte de Campinas. 

Entre as iniciativas, estão o projeto de adequação de terminais urbanos antigos às normas de acessibilidade; o treinamento de motoristas de ônibus para melhor atendimento, incluindo o ensino básico de Libras; a implantação de oito semáforos sonoros e “exportação” da tecnologia desenvolvida pela Emdec para São Carlos; a renovação da frota do PAI-Serviço, com seis novas vans; mais de 400 rampas de acessibilidade implantadas pela cidade; e ações educativas sobre o respeito aos direitos da pessoa com deficiência na mobilidade; entre outras.  

Terminais urbanos passam por obras de acessibilidade  

Em andamento, o projeto de adequação de terminais mais antigos às normas de acessibilidade já teve obras concluídas no Terminal Padre Anchieta, em novembro. Foram cerca de 160 metros lineares de piso tátil nas plataformas; no acesso ao espaço, ao guichê de atendimento, sanitários e ao bicicletário. 

Atualmente sendo realizadas no Terminal Barão Geraldo, as obras de implantação de piso tátil de alerta (orienta sobre desníveis, obstáculos, plataformas e mudanças de direção) e direcional (guia o usuário no sentido do deslocamento) foram iniciadas em 6 de novembro, com previsão de término até 19 de dezembro. A acessibilidade está sendo ampliada nas plataformas, no acesso ao terminal e à bilheteria. 

Também serão contemplados os terminais Ouro Verde, Itajaí e Vila União. E o Terminal Mercado receberá as medidas de acessibilidade no contexto da requalificação do espaço, iniciada no dia 13 de novembro.   

A ampliação da acessibilidade nos terminais urbanos integra a série de ações para as comemorações dos 250 anos de campinas. Para mais informações, acesse portal.campinas.sp.gov.br/sites/250anos.  

Motoristas aprenderam básico de Libras 

Na última quarta-feira, dia 29 de novembro, cerca de 30 motoristas de ônibus participaram de treinamento para promover um transporte público mais acessível a pessoas surdocegas. A capacitação incluiu os módulos “Orientação e mobilidade de surdocegos” (22/11) e uma “Oficina de Libras e Libras tátil” (29/11). A ação foi fruto de uma parceria entre a Emdec, a Setransp e o Centro de Apoio e Integração do Surdocego Múltiplo Deficiente (Cais).  

Os participantes conduzem algumas das linhas mais utilizadas pelas pessoas atendidas pelo Cais. O objetivo é estender, gradativamente, o treinamento aos demais motoristas do transporte público municipal. 

No dia 22, os motoristas aprenderam a identificar e diferenciar as deficiências que afetam a visão. Foi realizada uma simulação com um ônibus, na qual os profissionais acessaram o veículo com a visão interditada, vivenciando os desafios enfrentados por estes usuários.   

Já no dia 29, eles aprenderam o alfabeto, numerais e vocabulário básico na língua brasileira de sinais, Libras. Também puderam interagir com pessoas surdocegas atendidas pelo Cais, que atuaram como monitores, conferindo se os participantes estavam fazendo os sinais corretamente.  

Outro treinamento, em setembro, capacitou mais de 30 motoristas e operadores das vans acessíveis da Secretaria de Assistência Social e do PAI-Serviço, sobre excelência no atendimento às pessoas com deficiência e operação de elevadores dos veículos. 

Transporte e sinalização ajustados no entorno do Cais 

Além do treinamento, a Emdec realizou, entre julho e agosto, uma série de intervenções necessárias à mobilidade segura das pessoas com deficiência na região do Cais. Entre elas, a alteração da linha 360 – Proença/Castelo, com itinerário alterado no dia 1º de setembro, para passar pela rua Lino Guedes, em frente ao centro de apoio. Três novos pontos por sentido também foram adotados, sendo um em frente à instituição. 

Foram implementadas medidas de reforço da segurança viária, como a revitalização da sinalização horizontal e vertical do cruzamento entre as ruas Rosa Lopes e Lino Guedes e a implantação de zebrados e tachões, para induzir a redução de velocidade. Sete rampas de acessibilidade com piso tátil foram instaladas nas imediações do Cais, com o investimento de R$ 104.582,32.   

Uma lombada foi implantada na rua Lino Guedes, permitindo a instalação de uma nova faixa de pedestres. E na rua Rosa Lopes, duas vagas de estacionamento para PCD foram revitalizadas, com uma rampa. 

Também foram implantadas sinalizações de trânsito com alerta sobre a travessia de pessoas surdocegas; e foi reforçada a sinalização de velocidade, de 30 km/h. Na rua Lino Guedes, perto da travessia, a placa de advertência está associada a um semáforo com amarelo piscante, destacando a necessidade de cautela. 

A sinalização também foi revitalizada nos cruzamentos entre as ruas Rosa Lopes e Inspetor Joaquim Atensia; Lino Guedes e Serra dos Itatins; Lino Guedes e Bauru; no eixo da r. Lino Guedes, entre a av. Princesa D’Oeste e r. Bauru; e no eixo da r. Rosa Lopes, entre as ruas Lino Guedes e Inspetor Joaquim Atensia.   

Semáforo sonoro com tag 

Com baixo custo de implantação e sistema que evita vandalismo, o semáforo sonoro desenvolvido pela Emdec, que usa tags com sinal bluetooth, já foi inaugurado em 24 cruzamentos em Campinas. Destes, oito foram implantados em 2023. A tecnologia contribui para uma mobilidade com mais autonomia e qualidade de vida para as pessoas com deficiência visual. 

O sistema, inclusive, extrapolou os limites municipais em 2023, sendo adotado pela Prefeitura de São Carlos. Em junho, uma comitiva do município esteve em Campinas para conhecer, in loco, o dispositivo. Em 10 de agosto, a tecnologia foi inaugurada na cidade do interior paulista, no cruzamento da rua General Osório, no “Calçadão da General”, com a rua Episcopal. 

Seis novas vans chegaram ao PAI-Serviço 

Em outubro, o PAI-Serviço, que oferece transporte gratuito para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, contou com uma ação de renovação de frota. Anunciada pela Prefeitura, a chegada de seis novas vans, em substituição a veículos mais antigos, passou a ser operacionalizada no dia 26 de outubro. 

Atualmente, a frota do PAI-Serviço oferece 142 lugares, todos com acompanhantes. São 53 vans adaptadas e um ônibus acessível, sendo: 25 vans com dois lugares para cadeirantes (total de 50 lugares), 28 vans para três cadeirantes (84 lugares) e um ônibus para oito cadeirantes. 

Em 2023, o PAI-Serviço atingiu o patamar de 12 mil viagens ao mês, com um acréscimo de 20% nas solicitações. Em média, são 600 viagens por dia. Os números são relevantes: em 2022, foram realizadas 107.649 mil viagens. 

Para acessar o transporte, é preciso realizar um cadastro prévio. Todo o passo a passo é informado no site da Emdec, em www.emdec.com.br/pai. Depois de cadastrado, o usuário realiza o agendamento de viagens pelo Fale Conosco 118 ou pelo aplicativo da Emdec, disponível no Google Play e na App Store.  

População, agentes e motoristas orientados sobre autismo 

Durante o Abril Azul, mês de conscientização sobre o autismo, agentes da mobilidade urbana e motoristas de ônibus receberam cartilhas que orientam sobre como agir em situações que envolvam pessoas com autismo, tanto no trânsito quanto no transporte. O objetivo foi esclarecer agentes e motoristas sobre o tema, para qualificar o atendimento às pessoas com autismo e aos responsáveis com crianças e jovens autistas que transitam pelas vias e ônibus de Campinas.  

As cartilhas informaram sobre o que é o autismo e quais são os direitos das pessoas autistas. Também explicaram como os profissionais podem agir em momentos de crises de desregulação (momento no qual há uma impossibilidade de controlar impulsos ou reações), entre outras situações.  

Cartazes sobre o uso do assento preferencial por pessoas autistas também foram afixados em ônibus do transporte público, assim como um cartaz da campanha realizada pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos. Além disso, houve a renovação de 1.050 adesivos que indicam, nos ônibus, os públicos que têm esse direito. Nas redes sociais, a empresa também abordou o assunto, explicando e estimulando o respeito ao assento preferencial. 

Educação ensina sobre respeito aos direitos da PCD 

Em ações realizadas em escolas, a equipe de Educação da Emdec ensina, desde cedo, sobre os direitos das pessoas com deficiência na mobilidade urbana, como o acesso a vagas exclusivas e assentos preferenciais. Em atividades como o “Teatro de Fantoches”, “Minicircuito de Trânsito” e o programa “A gente aprende, agente ensina”, levados às unidades escolares para alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, os educadores e agentes da mobilidade urbana falam às crianças sobre a necessidade do respeito a esses direitos. A orientação aos pequenos também é realizada na Minicidade da Emdec, espaço localizado na sede da empresa, na Vila Industrial, com visita agendada previamente pelo aplicativo da Emdec ou pelo site (www.emdec.com.br/minicidade). 

Em 2023, outras ações com este objetivo também miraram o público adulto, como uma campanha educativa realizada em parceria com o Shopping Parque Dom Pedro, em maio, quando educadores da Emdec distribuíram folhetos informativos nas cancelas e orientaram motoristas sobre o respeito às vagas exclusivas.  

Em maio e agosto, uma ação educativa também foi realizada em parceria com o Centro Síndrome de Down (CESD). Jovens participantes do projeto “Ir e Vir”, da instituição, foram orientados em visita à Minicidade da Emdec e tiveram a sua autonomia estimulada em miniaula sobre comportamentos seguros no trânsito, que incluiu uma viagem de ônibus para ensinar, na prática, sobre o uso do transporte público.  

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