Nossa Cidade
Dia de Combate à Meningite, nesta segunda, marca importância da vacina
Na próxima segunda-feira, 24 de abril, será celebrado o Dia Mundial de Combate à Meningite. A data ressalta a importância da imunização contra a doença, que pode levar à morte. A vacina meningocócica C (conjugada) faz parte da vacinação de rotina e está disponível em todos os centros de saúde de Campinas. As doses são aplicadas em crianças menores de 1 ano, sendo a primeira aos 3 meses e a segunda aos 5 meses. Aos 12 meses é feito um reforço do imunizante.
“Devido à gravidade, evolução rápida e potencial de causar epidemias, a doença meningocócica é tida como um problema de saúde pública. A vacina é uma das principais formas de prevenção da doença”, afirmou a coordenadora do Programa de Imunização de Campinas, Chaúla Vizelli.
Desde julho de 2021 a vacinação está disponível em todo o País para crianças de até 10 anos que perderam a oportunidade de receber as doses na idade indicada. O imunizante também é indicado para profissionais de saúde, mesmo que já estejam com o ciclo completo.
A cobertura em Campinas em 2022 foi de 92,1%, mas a meta é de 95%.
Vacina ACWY
A vacina meningocócica ACWY (conjugada) está na rotina de vacinação dos adolescentes de 11 e 12 anos desde 2020. No entanto, até junho deste ano, pessoas com 13 e 14 anos também poderão receber a dose.
Doença
A meningite provoca inflamação no cérebro e na medula espinhal. A doença pode ser causada tanto por vírus como bactérias, que atacam as membranas que envolvem e protegem o sistema nervoso. É transmitida por meio de tosse, espirros e contato próximo entre as pessoas.
Os principais sintomas são cansaço, febre alta, forte dor de cabeça, rigidez na nuca, náuseas, vômitos, abatimento geral, entre outros. Em crianças menores de 1 ano, observar inchaço da moleira e choro persistente.
Diante de alguma suspeita de meningite, a pessoa deve procurar imediatamente atendimento médico.