Connect with us

Nossa Cidade

Dia de Doar: CEI Campinas busca recursos para melhorar infraestrutura

Desde sua fundação, em setembro de 1981, a Organização da Sociedade Civil (OSC) Centro Educacional Integrado (CEI) Padre Santi Capriotti oferece serviços especializados para pessoas em situação de vulnerabilidade social; gente com múltiplas deficiências, crianças, adolescentes, adultos, idosos e suas famílias. Também desenvolve projetos de arte, cultura, justiça restaurativa, pesquisa e formação em políticas públicas. 

O CEI tem como missão promover a cultura de paz, a inclusão social e a garantia de direitos, respeitando a diversidade e a dignidade humana. O CEI recebeu o nome do padre Santi Capriotti, um religioso italiano que dedicou sua vida à educação e à assistência social no Brasil. A OSC foi fundada pela pedagoga Suely Felix Pereira, especializada em educação especial. O link da OSC é https://ceicampinas.org.br/. 

Para o Dia de Doar, o CEI Campinas pede recursos para melhorar a infraestrutura da entidade. Eles querem reformar o imóvel na rua Doutor Quirino, onde a OSC está sediada. Os interessados podem entrar em contato pelo whatsapp: https://api.whatsapp.com/send?phone=5519992587829. 

“O CEI Campinas trabalha com dedicação e seriedade para atender pessoas em situação de vulnerabilidade social. O Dia de Doar é uma excelente oportunidade para contribuir com uma instituição que faz a diferença em nossa cidade”, afirmou Vandecleya Moro, secretária municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos de Campinas..

A campanha

O Dia de Doar é um movimento que promove a generosidade e a solidariedade no Brasil e no mundo. Foi instituído no calendário oficial por meio da Lei nº 16.356/2023, envolvendo ações específicas para estimular a participação da população na iniciativa. Acontece todos os anos na primeira terça-feira após o Dia de Ação de Graças. Este ano a celebração será no dia 28 de novembro. Um hotsite foi criado especialmente para a mobilização: https://diadedoarcampinas.org.br/. 

A ação solidária conta com o apoio de 13 instituições: Grupo EP e suas empresas Cidade ON, CBN Campinas, G1 e EPTV; Hora Campinas; Grupo Thathi e suas empresas TV Thathi Campinas, Rádio Novabrasil FM, Rádio Central e o site Thmais; Correio Popular;  Câmara Municipal de Campinas e TV Câmara; Eletromidia; Rádio Educativa; Jovem Pan Campinas; Diário Campineiro; Hora Campinas; Rádio Brasil; Recap (Sindicato do comércio varejista de derivados) e o Voluntariado Sanasa.

Entidades

Em Campinas, 12 instituições participam: Associação Civil Carmelitas da Caridade de Vedruna, Associação de Assistência Social São João Vianney, CEI Campinas, CPTI Centro Promocional Tia Ileide, Creche Cantinho de Luz, Fundação Síndrome de Down, Instituto Dom Nery, Instituto Padre Haroldo; Plantando Sementinhas, Projeto de Ação Social Bom Amigo, Projeto Gente Nova (Progen) e Sociedade Pró Menor Barão Geraldo.

Ao contrário de campanhas como Campinas sem Fome, de doação de alimentos, ou Campanha do Agasalho, de doação de roupas e cobertores, o Dia de Doar será marcado por doações em dinheiro. As doações devem ser feitas diretamente para as OSCs, que disponibilizarão meios de receber as ofertas. Orientações sobre a doação constam do hotsite.

O objetivo do Dia de Doar é incentivar as pessoas a doarem seu tempo, recursos e talentos para causas sociais e ambientais que fazem a diferença na vida de muitas pessoas. O Dia de Doar também busca criar uma cultura de doação permanente, que não se limite a apenas um dia. O Dia de Doar é organizado nacionalmente pela ABCR (Associação Brasileira de Captadores de Recursos – site https://captadores.org.br/). 

Sair da versão mobile