Connect with us

Nossa Cidade

Dia do Pedestre: cai em 19% total de vítimas fatais no 1º semestre

O Dia do Pedestre é celebrado nesta terça-feira, dia 8 de agosto. E um dado positivo foi registrado pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec): houve uma queda de 19% no número de mortes de pedestres na cidade, segundo dados preliminares de janeiro a junho de 2023, em relação ao mesmo período de 2022. 

A queda notada neste primeiro semestre ocorre após diagnóstico de cenário de alerta em 2022, ano em que um pedestre perdeu a vida a cada sete dias em Campinas, de acordo com o “Boletim de Vítimas Fatais no Trânsito 2022”, publicado pela Emdec em maio de 2023.   

“Fizemos um alerta à população a respeito dos dados de 2022, e vemos este resultado do primeiro semestre como positivo. Mas o nosso objetivo é zerar o número de vidas perdidas, e seguiremos com ações educativas voltadas aos condutores, para o respeito ao pedestre; e aos pedestres, com o objetivo de reforçar cuidados nas travessias”, avalia a gerente da Divisão de Educação para Mobilidade Urbana (PRE), Roberta Mantovani. 

O constante trabalho de conscientização, citado pela gerente, se mostra fundamental diante de um fato ocorrido no último final de semana. Dois idosos morreram devido a atropelamento no sábado, 5 de agosto, no cruzamento das avenidas Washington Luiz e Brunoro de Gasperi. 

Nesse sentido, e para reduzir ainda mais a fatalidade de sinistros que envolvam pedestres, a Emdec realiza uma série de abordagens que visam diferentes públicos e atores da mobilidade urbana. 

Nesta terça-feira, dia 8 de agosto, será realizada mais uma edição da ação “A vida pede passagem”, das 7h às 9h, no cruzamento da avenida Engenheiro Antônio Francisco de Paula Souza com a avenida Jorge Tibiriçá. O local foi escolhido por ser o ponto com mais infrações registradas por radares, por parada em cima da faixa de pedestres, no 1º semestre: foram 844 multas. Já o horário foi determinado pois, em uma terça-feira, este costuma ser o período com maior movimento – cerca de 1,5 mil veículos passam entre as 7h e 9h, no sentido bairro-centro da avenida Engenheiro Antônio Francisco de Paula Souza, na altura do cruzamento. 

Durante a abordagem, os condutores são sensibilizados sobre a importância de respeitar os pedestres e a sinalização. Em tapete vermelho estendido sobre a faixa de pedestres, cidadãos atravessam vestidos como reis e rainhas.

Ruas, escolas e redes sociais 

Entre os públicos das iniciativas de educação para mobilidade realizadas pela Emdec está a comunidade escolar, que já teve 5 mil pessoas alcançadas neste ano. Nas atividades realizadas nas escolas, são abordados conceitos sobre a proteção ao pedestre. 

No primeiro semestre, também foram realizadas 39 ações nas ruas, onde, além dos pedestres, foram abordados motoristas e motociclistas. As abordagens visam disseminar informações sobre os fatores de risco presentes em sinistros e reforçar o respeito às sinalizações. Ambos os fatores, se considerados por todos os atores no trânsito, podem gerar mais proteção ao pedestre. Cerca de 3 mil pessoas já foram sensibilizadas nas atividades. 

A empresa ainda realiza a oficina “Idosos em Movimento”, que aborda, entre outros temas, atitudes seguras e a importância do respeito ao pedestre. Em 2023, já foram realizadas duas oficinas, que orientaram cerca de 50 idosos. A iniciativa será realizada novamente em setembro, dentro do programa UniversIDADE, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). 

E a linguagem das redes sociais também é usada como ferramenta para falar com a população sobre o assunto. Em abril, por exemplo, os perfis da Emdec contaram com a colaboração da influenciadora digital campineira Brenna Bianca, que ficou famosa ao andar dançando pelas calçadas de Barão Geraldo. Na ocasião, Brenna deu recado educativo aos seguidores pedestres, sobre a necessidade de retirar os fones de ouvido para ter atenção às travessias. O conteúdo foi o de maior alcance até o momento, em 2023, no Instagram da Emdec (@emdecoficial), difundindo a orientação a mais de 27 mil pessoas. 

Intervenções de infraestrutura

Para proteger o pedestre, intervenções de segurança viária também integram os esforços da Emdec. Com o apoio da Iniciativa Bloomberg para Segurança Viária Global (BIGRS), a empresa realizou estudos e diagnósticos que resultaram na implantação, em 2022, de faixas de pedestres com semáforos em locais de interesse, como em dois pontos da avenida John Boyd Dunlop: próximo à rua Major Adolpho Rossin e da av. Ibirapuera. 

Outra iniciativa, o programa “Revivacidade – Delphino Cintra” conquistou, em junho, o primeiro lugar do Prêmio Parque da Mobilidade Urbana, na categoria “Iniciativa em favor da mobilidade ativa”. Implantado no segundo semestre de 2022, o programa realizou intervenções de urbanismo tático no entorno da via, no bairro Botafogo. Entre elas, estão a criação de mais espaço para o pedestre, a implantação de novas faixas e a redução da travessia. Esta última se justifica pois, de acordo com o World Resources Institute (WRI), cada metro encurtado na travessia diminui o risco de atropelamento em 6%. Atualmente, o local passa pela implantação da segunda fase do programa. 

No Parque Industrial, o entorno da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Vicente Ráo também passa por intervenções. Uma nova etapa do programa Revivacidade, implantado no local em 2019, vem requalificando as medidas de urbanismo tático que estimulam a mobilidade ativa, com deslocamentos a pé ou de bicicleta. 

Sair da versão mobile