Connect with us

Nossa Cidade

Dia Mundial da Água: ação reforça orientações para garantir controle de qualidade em Campinas

A Secretaria de Saúde de Campinas realizou uma ação de reforço nas orientações para garantir controle de qualidade da água destinada para consumo da população. O evento reuniu 43 participantes no auditório do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) na segunda-feira, 25 de março, e foi direcionado aos responsáveis técnicos e legais das Soluções Alternativas Coletivas de Abastecimento de Água (SAC).

A iniciativa foi realizada pela Coordenadoria de Saúde do Trabalhador e Vigilância de Determinantes Ambientais da Saúde para marcar o Dia Mundial da Água, celebrado na sexta-feira, 22 de março, com o apoio do Grupo de Vigilância Sanitária Estadual.  De acordo com a bióloga e chefe de setor, Elen Fagundes, o abastecimento de água em diversos pontos da cidade, como indústrias, restaurantes, hipermercados e hospitais, pode ser realizado por meio de SAC. “As pessoas que utilizam esses estabelecimentos como consumidores ou trabalhadores precisam ter acesso à água potável, segura e de qualidade, sem oferecer riscos à saúde”, ressaltou.

Os procedimentos de vigilância e de controle da qualidade da água para consumo humano – ingestão, preparo de alimentos e higiene pessoal – estão contemplados em legislações como a Portaria 88/2021 do Ministério da Saúde, que devem ser seguidas pelos responsáveis técnicos pelos serviços de abastecimento na cidade.

“Neste sentido, além destas legislações sobre o tema, o conteúdo abordado com estes profissionais tratou das boas práticas a serem seguidas nos sistemas de tratamento e distribuição de água potável, que abastecem as edificações nos pontos destinados ao consumo humano”, explicou a técnica Eliane Gama, uma das articuladoras do programa no Setor. O evento ainda esclareceu dúvidas sobre o Sistema de Informação Siságua, utilizado para registro dos resultados das análises de controle da qualidade da água.

Todas as abordagens visam ações para não somente garantir qualidade da água consumida pela população, mas também prevenir surtos de doenças. Discussões de estratégias sobre o tema, com propósito de proteger a saúde dos moradores, têm sido ampliadas diante do contexto global com eventos climáticos extremos, incluindo cenários de alagamentos e inundações que podem impactar na qualidade da água captada e consumo seguro.

Sair da versão mobile