Nossa Cidade
Dia Mundial da Saúde Única terá exposição temática para o período das chuvas
A Secretaria Municipal de Saúde e a Defesa Civil de Campinas promovem nesta sexta e sábado, 10 e 11 de novembro, uma exposição temática sobre Saúde Única na Estação Ambiental de Joaquim Egídio. O evento celebra o último dia 03 de novembro – Dia Mundial da Saúde Única: abordagem que une a Saúde Humana, Saúde Animal e Meio Ambiente.
A população terá acesso a informações preventivas para o período das chuvas como alertas, monitoramento, cuidados em situações de alagamento e importância da proteção ao meio ambiente e à cultura. O evento tem como base as ações realizadas no âmbito da Vigilância em Saúde Ambiental Relacionada a Populações Expostas aos Desastres Naturais (Vigidesastres).
A exposição será aberta ao público no sábado, 11 de novembro, das 9h às 13h. O endereço da Estação é rua Manoel Herculiano da Silva Coelho, nº 214, no Distrito de Joaquim Egídio. Toda a comunidade está convidada a participar e entender mais sobre temas como proteção de doenças e acidentes com animais peçonhentos em alagamentos, qualidade e consumo de água, alterações climáticas, meio ambiente e preservação cultural.
Nesta sexta-feira, 10 de novembro, a exposição será direcionada a alunos da Escola Estadual Francisco Barreto Leme, que fica em Joaquim Egídio. Serão 200 alunos, do 1º ao 9º ano, que visitarão a exposição nos períodos da manhã e da tarde. As crianças vão aprender sobre os conceitos de saúde única e interagir com os estandes dos diferentes serviços da Prefeitura.
Saúde
Na área da Saúde, o estande dará atenção especial à leptospirose e animais peçonhentos. Tendo em vista as características da Área de Preservação Ambiental (APA), serão abordadas também doenças como a Febre Maculosa e a Febre Amarela.
Sanasa
A exposição temática da Sanasa e Vigilância em Saúde Ambiental vai focar a segurança e qualidade da água para consumo humano. O controle de qualidade feito pela Prefeitura e Sanasa, pensando na prevenção de doenças de veiculação hídrica (pela água) é um dos pontos contemplados.
Defesa Civil
Da parte da Defesa Civil, serão apresentadas ferramentas de monitoramento ao alcance da população, os índices pluviométricos, sistemas meteorológicos em tempo real e orientações em caso de alagamentos e inundações.
Secretarias do Verde e Cultura
Já a Secretaria Municipal do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, expõe sobre a fauna e a flora da região e a interface entre meio ambiente e saúde humana, juntamente com a Secretaria de Cultura e Turismo que apresentará as características histórico-culturais da APA Campinas.