Connect with us

Nossa Cidade

Dia Nacional da Biblioteca: em Campinas, livro físico segue em alta

Mesmo com a chegada de novas tecnologias, com os programas de leitura pelas plataformas online, o livro físico segue com seu espaço garantido. Que o digam as sete bibliotecas públicas municipais de Campinas que, nesta terça-feira, 9 de abril, Dia Nacional da Biblioteca, têm muito a comemorar.

Os equipamentos municipais fecharam o ano de 2023 com 11 mil atendimentos – empréstimos, consultas e orientação de leitura e também atividades de promoção à leitura, tais como contação de histórias. Número 37,5% maior que os 8 mil atendimentos feitos em 2022.

Em relação aos empréstimos de livros propriamente ditos, no primeiro trimestre deste ano as bibliotecas municipal de Campinas emprestara 2.506 livros e gibis, mais 19 em braille, totalizando 2.525 empréstimos. O número do mesmo período do ano passado foi ainda maior: 2.981 livros e gibis mais 39 edições em braille – 3.020 empréstimos no total.

A Biblioteca Pública Municipal Professor Ernesto Manoel Zink é a mais antiga de Campinas – tem 78 anos – e um bom termômetro dessa procura pelos livros. Nos três primeiros meses deste ano, foram 1.498 empréstimos. No ano passado, a biblioteca fez 1.705 empréstimos de livros no mesmo período.

Entre 2022 e 2023 também foram doados mais de 6 mil exemplares de livros em feiras e eventos desenvolvidos pelas bibliotecas em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.

A estudante Beatriz Ferreira, de 16 anos, moradora de Campinas, é frequentadora da Biblioteca Manoel Zink. “Comecei a vir à biblioteca por causa da escola e por estar perto da minha casa. Gosto daqui porque é calmo e tem livros muito bons”, diz. No começo, ela pegava gibis da Turma da Mônica para ler. Hoje, curte mais os mangás (histórias em quadrinhos ou romances originários do Japão).
 

Sair da versão mobile