Nossa Cidade
Dia Nacional de Mobilização contra a Dengue terá ação sábado
A Prefeitura de Campinas, por meio do Comitê de Prevenção e Controle das Arboviroses, realiza neste sábado, 19 de novembro, a partir das 8h30, uma ação no Jardim Bassoli para mobilização e conscientização da população para marcar o Dia Nacional de Mobilização contra a Dengue.
O evento será aberto no Centro de Educação Infantil (CEI) “Professora Elenice Aparecida de Moraes Ferrari” com a presença de profissionais de saúde e da educação e alunos e seus familiares. Haverá uma apresentação sobre as doenças, atividades com os estudantes e uma caminhada pelo bairro. Um carro de som acompanhará o percurso alertando sobre a importância da eliminação dos criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.
Durante a manhã de sábado equipes da saúde também vão percorrer as casas para inviabilizar criadouros e orientar moradores.
O trabalho contra as arboviroses realizado pela Prefeitura é ininterrupto. De 1º de janeiro de 2020 a 30 de setembro deste ano, as equipes de saúde realizaram 1.634.205 visitas a imóveis para controle de criadouros. No mesmo período, 468.234 construções localizadas em áreas de transmissões foram nebulizadas. Além disso, no mesmo período, foram coletadas 59.442 toneladas de resíduos despejados irregularmente na cidade, 11.498 toneladas de resíduos foram recolhidas em ações cata treco e 118.966 toneladas de resíduos foram recebidas nos ecopontos da cidade.
Casos
Entre 1º de janeiro e 17 de novembro, Campinas confirmou 11.325 casos de dengue. Quatro pessoas morreram em decorrência da doença. No mesmo período foram registrados 19 casos de chikungunya. Não há confirmações de zika no município.
Prevenção
A luta contra as arboviroses exige envolvimento de toda a sociedade e cada cidadão precisa fazer a sua parte, destinando corretamente os resíduos e evitando criadouros. Levantamento do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa) aponta que 80% dos criadouros estão dentro de casa.
Para acabar com a proliferação do mosquito é preciso evitar acúmulo de água, latas, pneus e outros objetos. Os vasos de plantas devem ter a água trocada a cada dois dias. É importante, também, vedar a caixa d’água. Os vasos sanitários que não estão sendo usados devem ficar fechados.