Nossa Cidade
Distrito do Campo Grande recebe capacitação para enfrentamento de extremos climáticos
A Prefeitura de Campinas promove a segunda edição da capacitação de líderes comunitários para enfrentamento de extremos climáticos no próximo dia 13 de abril. O treinamento será na região Noroeste, na sede da Fumec Descentralizada Campo Grande, Rua Edson Luiz Rigonatto, 1343, Jardim Santa Clara, e vai abranger praticamente todos os bairros do Distrito do Campo Grande. A iniciativa da Defesa Civil de Campinas em parceria com o Orçamento Cidadão e apoio da Secretaria de Saúde e do Corpo de Bombeiros.
A proposta é que os líderes da comunidade sejam preparados para agir durante uma situação de emergência quando há consequências de chuvas fortes que geram enxurradas, alagamentos, quedas de árvores, trinca em paredes, ocorrência de raios, entre outros danos.
Além dos conselheiros do Orçamento Cidadão também serão capacitados os líderes de associações de bairros, núcleos residenciais e lideranças religiosas. O primeiro treinamento ocorreu na região Sul da cidade, no mês de março.
Dessa vez, a capacitação vai abranger as lideranças de praticamente toda região Noroeste da cidade onde ficam os bairros: Parque Valença; Jardim Santa Rosa; Jardim Lisa; Parque Floresta; Jardim Santa Clara e Jardim Maracanã. Todos os participantes receberão certificado do curso. As próximas regiões que receberão as capacitações são: Região Leste (20/04); Região Sul (27/04) e Região Norte (04/05.
Orientações
As informações passadas durante a capacitação são bem práticas. Detalham, por exemplo, a importância de ligar para o telefone 199 da Defesa Civil em caso de quedas de árvores ou galhos sobre a via pública ou imóveis ou se a pessoa perceber alguma trinca nas paredes por causa da chuva. Assim, os técnicos podem avaliar se há algum risco para os habitantes e, conforme a situação, acionar os plantonistas das Secretarias de Habitação, Assistência Social, Serviços Públicos.