Nossa Cidade
DLU intensifica limpeza de monumentos históricos da região central
O Departamento de Limpeza Urbana (DLU) de Campinas, da Secretaria de Serviços Públicos, passou a intensificar a lavagem dos monumentos, as estátuas de figuras importantes da história da cidade, especialmente na região central, onde estão cerca de 60 obras que sofrem, principalmente, com pichações.
O próximo a passar por higienização, na segunda-feira, 4 de setembro, será a estátua do maestro e compositor Carlos Gomes, na Praça Bento Quirino. Nascido em Campinas, o autor da ópera O Guarani – uma de suas obras mais conhecidas -, é homenageado durante este mês de setembro no Mês Carlos Gomes, com mais de 40 atividades organizadas pela Prefeitura de Campinas. Carlos Gomes nasceu em Campinas, em 11 de julho de 1836 e faleceu em Belém, Pará, em 1896.
“A limpeza das peças precisa ser feita de forma cuidadosa, porque os materiais dos monumentos não podem ser danificados ou alterados. Os monumentos são parte da história, são patrimônio da cidade e é importante que todos ajudem a preservar”, explica a diretora do DLU, Silma Ferreira.
A cada limpeza, uma equipe lava com jato d´água as estátuas e os bustos, que depois são esfregados com bucha e sabão de coco líquido. Nos monumentos de pedra, também são aplicados removedores para auxiliar na tinta de pichações. Estes também recebem uma camada de produto que dificulta, porém não impede, a aderência da tinta, por isso considera “antipichação”. Nas obras em bronze, além de água, apenas a esponja e o sabão, porque alguns produtos podem retirar a pátina, camada que recobre a peça.
O tamanho do monumento também conta no tempo e no modo de limpeza, explica Emanoel Ramos de Miranda, supervisor operacional da Campi Ambiental. Para a limpeza de alguns, como do porte do busto do César Bierrenbach, é necessário usar uma escada para chegar ao topo e fazer os procedimentos. A lavagem de busto pode levar cerca de três horas. Em outros, de maior porte, como a estátua de Carlos Gomes, por exemplo, pode precisar de caminhão para acessar as partes superiores. Neste caso, a limpeza total pode levar até dois dias inteiros.
Outros monumentos passaram por limpeza esta semana, como Bento Quirino, na Praça Bento Quirino; Júlio de Mesquita, no Centro de Convivência, e Rui Barbosa, na Praça Carlos Gomes; Café do Brasil, no Largo do Pará e Hércules Florence, no Largo do São Benedito.
Obras tombadas
A maior parte das obras artísticas é tombada como patrimônio histórico pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Artístico e Cultural de Campinas. Quem vir alguém danificando, pichando ou furtando alguma obra artística ou peça de monumento histórico deve acionar a Guarda Municipal pelo 153 ou a Polícia.