Connect with us

Nossa Cidade

Doc de Jura Capela marca estreia do projeto Cineclube In-Edit em Campinas

Campinas receberá a exibição do documentário Manguebit, de Jura Capela, na sessão de estreia do projeto Cineclube In-Edit. A realização é do In-Edit Brasil, da plataforma Cultura em 1 Minuto e da Escola de Linguagens e Comunicação (ELC) da PUC-Campinas. A exibição acontece na Faculdade de Jornalismo da PUC, na quinta-feira, dia 4 de abril, às 19h, na sala 800 (prédio H1), no Campus I, da Faculdade. O evento é gratuito.

A iniciativa é uma parceria da Cultura em 1 Minuto In-Edit Brasil, Faculdade de Jornalismo, Escola de Linguagens e Comunicação (ELC), da PUC-Campinas, com apoio da Secretaria de Cultura e Turismo de Campinas.

Após a exibição do filme, haverá um debate sobre a temática e sobre cinema documentário e audiovisual, com convidados especiais: a jornalista e colunista da TV Folha, Isabella Faria, que já passou pela CNN e pelo Profissão Repórter; o idealizador do projeto Cineclube In-Edit em Campinas, Adriano Meneses; e a professora Juliana Sangion, da Faculdade de Jornalismo.

Com estética intencionalmente suja que evoca as imagens das fitas VHS da década de 1990, o diretor e roteirista entrelaça depoimentos de nomes relevantes da cena musical pernambucana, como o próprio Fred 04, Cannibal, Jorge Du Peixe, Lirinha, Otto, Roger de Reno e Toca Ogan, entre outros, além de takes de entrevistas de Chico Science (1966-1997) – com trechos de shows e clipes da época. Em Manguebit, a multiplicidade de opiniões e imagens realça o caráter coletivo do movimento gerado por jovens insatisfeitos com a falta de perspectiva social em um Recife (PE) enlameado e esfacelado por bolsões de pobreza e injustiça social.

O idealizador do projeto em Campinas conta que o In-Edit terá mais sessões na cidade ao longo do ano, até junho ou julho, quando ocorre o Festival In-Edit em São Paulo, e também depois, a partir de agosto, até o final do ano. “As sessões acontecem pela primeira vez em caráter de cineclube e uma das cidades contempladas no Brasil é Campinas, e a outra, Florianópolis, que aprovou um projeto de exibição de cineclube pela Lei Paulo Gustavo”, afirma Adriano Meneses.

“Na medida em que a universidade abriga essa estreia, ela se torna não só um espaço exibidor, mas um ambiente de debate e reflexão sobre os temas desses filmes. São todos documentários envolvendo a temática de entrevistas de da música, ou seja, são documentários de uma área importante da cultura”, diz a professora Juliana Sangion.

Serviço

Estreia Cineclube In-Edit em Campinas

Dia: 4/4 (quinta-feira)

Hora: 19h

Local: Sala 800 da PUC Campus I.

Sair da versão mobile