Connect with us

Nossa Cidade

Documentário de cineastas campineiros aborda a Machosfera

Cineastas campineiros participarão de uma mesa de debate com os alunos do cursinho TRIU, localizado no distrito de Barão Geraldo. O evento será na quinta-feira, 16 de novembro, e tratará do documentário “HOMENS”, selecionado pelo edital FICC 2022 (Fundo de Investimentos Culturais de Campinas) e que explora comunidades online de homens, popularmente nomeadas como machosfera. O evento será gratuito ao público, e ocorre a partir das 19h, no espaço da escola (veja serviço abaixo).

Dirigido por Rafael Alziro, o documentário explora as comunidades online conhecidas como “machosfera” , destacando que este termo abrange conjuntos heterogêneos de homens que debatem sexo, gênero e relações, muitas vezes adotando perspectivas misóginas e antiquadas. Grupos como os incels (ou celibatários involuntários) e os RedPill (seguidores de uma filosofia de vida que percebe a sociedade como uma ginocracia, que prioriza os desejos e vontades das mulheres) são integrantes desse ecossistema de grandes e pequenas comunidades de homens que compõem a machosfera.

Rafael Alziro, diretor do curta-metragem, afirma que a “machosfera” não é um agrupamento único, mas sim uma diversidade de comunidades. O objetivo de “HOMENS” é desvelar as ideias e conceitos disseminados por essas comunidades, destacando como tais ideologias podem impactar negativamente a vida e o bem-estar de mulheres e homens.

Durante a mesa de debate no cursinho TRIU, serão apresentados trechos das entrevistas contidas no documentário. O lançamento oficial do curta está agendado para dezembro, no Museu da Imagem do Som (MIS Campinas). A proposta é promover uma reflexão crítica sobre a machosfera, seus efeitos na sociedade e fomentar discussões construtivas sobre questões de gênero.

Serviço:

Mesa de debate sobre o documentário “HOMENS”

Data: 16/11/2023 (5ª feira)

Horário: 19h

Local: Escola Barão Geraldo de Rezende

Endereço: Rua Jerônimo Páttaro, s/nº, Barão Geraldo

Entrada: gratuita

Sair da versão mobile