Nossa Cidade
Domingo, 26 de maio, tem Ciclofaixa de Lazer Taquaral / Norte-Sul
A partir do próximo domingo, dia 26 de maio, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) reativa a Ciclofaixa de Lazer Taquaral / Norte-Sul. O espaço será operacionalizado todos os domingos e feriados, no período das 7h às 12h. A Ciclofaixa de Lazer está dentro da tradicional “Operação Lagoa”, que também é realizada aos domingos e feriados, no período das 7h às 13h.
A reativação da Ciclofaixa de Lazer Taquaral / Norte-Sul é mais uma das ações do Maio Amarelo 2024, que tem como tema “Paz no trânsito começa por você”. O trajeto interliga a ciclovia da avenida José de Souza Campos (Norte-Sul), ao Parque Portugal (Taquaral) e à Praça Arautos da Paz. A pista interna da avenida Dr. Heitor Penteado fica aberta para as atividades de lazer; e fechada para o tráfego de veículos.
A operação da Ciclofaixa de Lazer foi suspensa em março de 2020, por conta da pandemia de covid-19.
Trajeto
Saindo da Lagoa do Taquaral, os ciclistas seguem para a Norte-Sul pela rua Duarte Coelho. Depois, pelas pistas internas das avenidas Júlio Prestes e José de Souza Campos, até a altura da rua Oriente.
A partir deste ponto, os ciclistas acessam a ciclovia Norte-Sul, no canteiro central da via, com 1,3 km de extensão, até a rua Gustavo Armbrust. No fim da ciclovia, é possível realizar o retorno para o sentido contrário.
Somando ida e volta, são 12 km de rota para ciclistas. A estimativa é de que a Ciclofaixa de Lazer receba de 100 a 150 ciclistas por dia.
Operação e Educação
No domingo (26), ao longo do percurso da Ciclofaixa de Lazer, agentes da Emdec atuam para monitorar e canalizar o trânsito com cones; além de orientar a população.
A sinalização vertical (placas) e horizontal (pintura de solo) é revitalizada pela Emdec. Faixas foram instaladas na região, para informar a população sobre a novidade; assim como mensagens são veiculadas em painéis eletrônicos disponíveis na Norte-Sul.
Também para promover a conscientização de motociclistas e motoristas sobre o respeito ao compartilhamento das vias com os ciclistas, a área de Educação da Emdec estará presente no local, no primeiro dia de funcionamento da rota, com abordagem educativa e para disseminar o estímulo à cultura de paz no trânsito.
Infração de trânsito
Importante destacar que, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), é proibido transitar com motos, carros e outros veículos na Ciclofaixa de Lazer, durante o horário de funcionamento. A infração é considerada gravíssima, com a aplicação de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Já a multa é de R$ 880,41, pois o valor da infração gravíssima é multiplicado por três neste caso, devido ao risco causado aos ciclistas.
Maio Amarelo
O Maio Amarelo foi criado em 2014, pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, em apoio à Década de Ação pela Segurança no Trânsito 2011-2020, da Organização das Nações Unidas (ONU). O símbolo do Movimento é um laço amarelo, cor que significa atenção pela vida e a sinalização de advertência no trânsito.
Neste ano, o Movimento tem o tema “Paz no trânsito começa por você”; e propõe uma reflexão sobre o significado da paz e como ela pode guiar comportamentos mais seguros na circulação.
Toda a programação do Maio Amarelo 2024 está disponível no hotsite www.emdec.com.br/maioamarelo