Nossa Cidade
DPBEA distribui mais de 1.000 kg de ração animal a famílias em vulnerabilidade e protetores
O Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal (DPBEA) incorporou o clima natalino e distribuiu, esta semana, mais de 1.000 kg de ração animal a famílias em situação de vulnerabilidade social e protetores independentes inscritos no programa Banco de Ração e Utensílios para Animais do Município de Campinas. É a primeira distribuição de grande porte com base na lei, que tem por objetivo promover a saúde dos animais. Os beneficiários receberam ração em quantidade suficiente para alimentar cada animal por três meses.
As rações para cães e gatos, em um total de 8,5 mil kg, foram adquiridas por meio de emenda impositiva do vereador Paulo Haddad, autor da lei do Banco de Rações. A distribuição continua nos próximos dias e no ano que vem. Haddad e o presidente do Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Animais (CMPDA), Paulo Anselmo Nunes Felippe, acompanharam algumas entregas.
“É muito bonito nesse final de ano saber que a gente está levando o alimento para os próximos meses para uma série de animais cujos tutores se cadastraram no Banco de Ração. Agradeço ao vereador Paulo Haddad por essa iniciativa muito positiva, também agradeço a participação, no cadastramento, do Conselho Municipal de Proteção e Defesa Animal, e a toda a equipe do DPBEA pelo esforço contínuo para, a partir de agora, fazer essas operações de entrega”, disse o secretário do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Rogério Menezes.
Como funciona
Para participar, os interessados devem enviar e-mail para o cmpda.secretaria.campinas@gmail.com para que possam receber um link para cadastro no sistema. O interessado deverá comprovar vulnerabilidade e, para isso, terá que apresentar número do cartão do programa social em que está inscrito. Protetores independentes e Ongs, caso tenham interesse em participar, devem entrar em contato pelo mesmo e-mail. Depois de aprovado o cadastro, o conselho informa ao DPBEA o local onde a ração ou utensílio deverá ser entregue.
O diretor do DPBEA, Vagner Bellini, destaca que os animais só podem receber as doações se estiverem microchipados. “É uma exigência da lei e uma forma de controle que nós temos. Então, quem ainda não microchipou os animais, tem oportunidade de fazer isso gratuitamente nos consultórios móveis”, explica o diretor.
Banco
O programa Banco de Ração e Utensílios para Animais do Município de Campinas foi instituído por lei em 2021 com o objetivo de captar e distribuir doações de rações e utensílios para cães e gatos.
O programa é voltado a famílias em condição de vulnerabilidade social que possuam animais, Organizações Não Governamentais (ONGs) e protetores independentes cadastrados no Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Animais (CMPDA). A gestão do Banco de Ração é do DPBEA em parceria com o CMPDA.
Microchipagem
A população pode levar os cães e gatos para atendimento veterinário, vacinação e michochipagem nos Consultórios Veterinários Móveis. O serviço é gratuito. Não é necessário agendamento prévio. É necessário apresentar documentos pessoais, comprovante de residência de Campinas e ser maior de 18 anos. Os atendimentos vão das 8h às 12h e das 13h às 16h.
A Unidade 1 estará instalada a partir de 8 de janeiro na Praça de Esportes Tancredão, avenida das Amoreiras, 4.445, Jardim Novo Campos Elíseos, região Sudoeste.
A Unidade 2 atenderá a partir de 8 de janeiro na Administração Regional 10 – rua Amadeu Mendes, 85, Vila Lemos.