Connect with us

Nossa Cidade

DPBEA é destaque em Seminário Nacional de Proteção de Cães e Gatos

Campinas foi convidada pelo Ministério do Meio Ambiente para apresentar as ações e políticas públicas do município na área de bem-estar animal e de combate aos maus tratos no I Seminário Nacional de Proteção e Bem-estar de Cães e Gatos – Ações e Perspectivas, na última terça-feira, dia 14 de junho, em Brasília. O convite surgiu graças às ações, realizadas pelo Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal (DPBEA), que faz parte da Secretaria Municipal do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SVDS), relacionadas à causa animal e que têm posição de destaque no cenário nacional.

O Coordenador de Gestão de Animais do DPBEA, Rodrigo Antônio Pires, fez uma apresentação sobre o trabalho realizado em Campinas no auditório do Ibama, e destacou políticas públicas voltadas ao bem-estar e conservação da fauna doméstica e silvestre que são consideradas modelo de eficiência e gestão, como o Castramóvel – serviço que percorre os bairros da cidade e realiza a castração de animais em um ônibus adaptado; o Samu Animal; o programa de adoção; o programa de microchipagem; a implantação de passagens de fauna – financiadas pelo governo alemão – e o novo ambulatório veterinário móvel para cães e gatos.

“Campinas se tornou referência nas políticas públicas de proteção e bem-estar animal por ter se associado fortemente a sociedade civil organizada por ter a tradição de um Conselho Municipal de Proteção de Bem-Estar Animal ligado de forma inédita ao gabinete do prefeito e ao secretariado pela Secretaria do Verde”, afirmou o secretário do Verde, Rogério Menezes, sobre o convite feito pelo governo federal. De acordo com Menezes, todo o acumulo de décadas de ações de entidades e protetores independentes se somam à ação eficaz do poder público “com os investimentos que surgiram a partir da efetiva implementação do Proamb – Programa Municipal de Proteção e Recuperação do Meio Ambiente”, completou.

Pires apresentou também os programas, ações e políticas públicas que ajudam a coibir os atos de maus tratos de animais desenvolvidos pela SVDS. O coordenador falou dos caminhos que foram percorridos para chegar aos resultados que a secretaria apresenta hoje como a identificação das demandas da sociedade em relação à proteção animal, levantamento de dados, estudos direcionados, planejamento e busca de financiamentos, estabelecimento de parcerias, convênios e termos de cooperação e ações.

“Foi um momento de troca de experiências com outros estados sobre políticas que vem sendo pensadas em todo o Brasil para a Proteção Animal” disse Rodrigo Pires. 

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com