Nossa Cidade
DPJ retirou nove árvores do canteiro central da Rua Abolição
O Departamento de Parques e Jardins (DPJ), da Secretaria de Serviços Públicos, iniciou um mutirão, neste domingo, 5 de fevereiro, para a extração de 27 árvores, todas de grande porte, do canteiro central na Rua Abolição. As supressões partiram do nº 117, na altura com a Avenida Francisco Glicério, e vão até o nº 307, nos bairros Ponte Preta e Vila Lídia, próximo ao Centro. O trabalho foi executado das 8h às 17h e seguirá pelos próximos dias.
Conforme laudo do DPJ, o canteiro das árvores está incompatível com o tamanho das raízes, danificando o asfalto e aumentando o risco de queda. No domingo, foram retiradas nove árvores e, nesta segunda-feira, a expectativa é de extrair mais quatro ou cinco. As árvores são da espécie canafístula e uma delas é pau-ferro. As canafístulas têm cerca de 15 metros de altura.
Estão trabalhando no mutirão cerca de 70 funcionários, utilizando 14 caminhões, quatro picadores de galho e um destocador (máquina que retira toco das árvores do solo). O serviço está sendo feito em conjunto com a concessionária de energia CPFL, que fica responsável pelas providências em relação aos fios de energia. O trânsito fica interditado pela Emdec, nesses trechos, durante o horário do trabalho.
A ação de supressão das árvores, como neste caso, está no enquadramento legal da Lei Municipal de 11.571 de 2003, com base no diagnóstico do laudo.