Nossa Cidade
Duas blitze da Emdec e Guarda Municipal resultam em 90 autuações
Cento e vinte e uma abordagens de veículos, 90 autuações e a apreensão de uma motocicleta com placa adulterada. Esse foi o balanço das duas blitze de fiscalização integradas realizadas pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), em conjunto com a Guarda Municipal, nesta semana.
A avenida Prefeito José Nicolau Ludgero Maselli (centro – bairro), altura da Cônego Cipião, recebeu a operação na quinta-feira (18/01). Foram 50 veículos abordados (40 motos e 10 carros) e 37 autuações, sendo 25 aplicadas a motocicletas e 12 a automóveis.
Um dos motociclistas multados foi encaminhado ao 1º Distrito Policial por adulteração da placa (divergente em relação à documentação). Além da multa de R$ 293,47 por infração gravíssima, o Código Penal prevê pena de reclusão de três a seis anos. Doze veículos (quatro motocicletas e oito carros) foram encaminhados ao Pátio Municipal.
Nesta sexta-feira (19/01), a blitz ocorreu na avenida Waldemar Paschoal (sentido bairro – Centro). Foram 71 veículos abordados (54 motos e 17 utilitários) e 53 autuações. Treze veículos (sete motos e seis carros) foram recolhidos ao Pátio.
Nas duas ações, dez motociclistas e um condutor de automóvel regularizaram as pendências no local e foram liberados; e 110 motociclistas e garupas foram orientados quanto ao uso obrigatório das viseiras.
Fiscalizar para mudar comportamentos
O principal objetivo das operações de fiscalização é ampliar a segurança dos demais condutores a partir da dissuasão de comportamentos de risco. Ao identificar aqueles que infringem a legislação, a Emdec e as forças de segurança buscam prevenir acidentes, mortes e lesões no trânsito.
Até novembro de 2023, Campinas registrou 65 vidas perdidas em vias urbanas e o excesso de velocidade esteve presente em 27% do total de 37 casos analisados.
As operações integram a campanha de segurança viária #Desacelera – Não ultrapasse o limite da vida, lançada em setembro de 2023, que conscientiza sobre o respeito aos limites de velocidade das vias e alerta para as consequências de sinistros (acidentes).
As abordagens se embasam na aplicação da Lei 14.599/2023, que ampliou as competências dos órgãos municipais no que se refere à fiscalização de trânsito. Desde então, os agentes da Mobilidade Urbana podem fiscalizar diversos enquadramentos do Código de Trânsito Brasileiro, entre eles o estado de conservação dos veículos e a documentação.
Em 2024, já foram realizadas seis operações integradas de fiscalização, envolvendo a Emdec e a Guarda Municipal. Os agentes da Emdec também apoiaram outras duas Operações Direção Segura (ODS’s), realizadas em conjunto com a Polícia Militar, que realiza a fiscalização em dois pontos distintos, a cada operação.